Os brasileiros estão cada vez mais conectados. 70% das pessoas no Brasil possuem acesso à internet, e nosso país é responsável por 10% de todo o tempo gasto nas redes sociais no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos nesse ranking. Por isso, as marcas têm descoberto que investir em mídias sociais é uma ótima fórmula para se relacionar com o público e gerar novos negócios lucrativos.

Assim, nesse artigo, vamos mostrar porque a sua marca precisa ter presença digital nas redes sociais e como fazer essa introdução ao mundo do Marketing Digital da melhor maneira. Confira!

 

Por que investir em mídias sociais têm sido cada vez mais necessário para as empresas?

Com um mundo cada vez mais conectado, a jornada do consumidor mudou. Hoje em dia, o público-alvo é impactado por propagandas e conteúdos atrativos nas redes sociais, que o conduzem ao desejo de compra. Conteúdos de qualidade, informativos, cheios de relevância e que captam a essência da comunicação naquela rede social, ajudam o consumidor a se decidir pela interação com variadas marcas.

Por isso, o contato nas mídias digitais precisa ser interativo e aliar o uso de várias estratégias para conquistar a audiência. Aqui, iremos mostrar algumas vantagens de se investir em mídias sociais e como usá-las a favor da sua marca.

Criar relacionamentos de qualidade

Uma das principais funções das redes sociais é a criação de um canal de relacionamento direto com o seu público. Dessa forma, quando uma página ou um perfil da marca é criado, espera-se um conteúdo de qualidade, que informe como essa marca trabalha, quais produtos ou serviços ela oferece e que também haja interação com os seus clientes e contatos.

No Instagram e no Facebook, por exemplo, através dos comentários nas fotos ou em perguntas nos stories, você pode interagir com seu público, fazer perguntas interessantes, responder questionamentos. Todas essas interações são ótimas para criar engajamento com a sua audiência, o que faz com que as pessoas tenham mais vontade de consumir a sua marca e divulgá-las aos seus amigos e rede de contatos.

Gerar tráfego para o site

Principalmente se você possui um e-commerce ou faz vendas dos seus serviços pelo site, sabe que ter um tráfego sempre alto é algo imprescindível para manter sua taxa de vendas sempre em dia. Além disso, é no site que a sua empresa concentra a maior parte das informações necessárias para a compra. Nesse momento, as redes sociais entram como fortes aliadas para manter o tráfego do seu site sempre alto.

Elas atuam como uma porta de entrada para que o seu público possa conhecer o site da empresa, já que, existem redes sociais em que são possíveis inserir links nas postagens e compartilhar publicações e fotos dos blogs do seu site. Usando essa estratégia, é possível aumentar o número de pessoas que irão conhecer o seu conteúdo e aumentar as vendas no seu e-commerce de forma orgânica.

Construção de autoridade na sua área ao investir em mídias sociais

Quando você publica conteúdos com informações de qualidade, sua autoridade no setor aumenta. O seu público percebe que a sua empresa conhece bem sobre o assunto ao qual está falando e tem curiosidade em buscar informações nas suas redes. Isso faz com que, logo que esse público precise resolver algum problema relacionado à sua área de atuação, ele se lembre do seu trabalho e faça a contratação de um serviço ou a compra de um produto. Por isso, fazer o que chamamos de “Marketing de Conteúdo” é tão importante.

Trazemos aqui alguns exemplos de como você pode fazer isso:
1. Fazer um blog e compartilhar seus conteúdos no Facebook;
2. Ter um canal no Youtube para publicar vídeos próprios sobre a sua área de atuação;
3. Fazer publicações em artes gráficas e texto no Instagram com conteúdos interessantes relacionados à sua marca;
4. Fazer stories interessantes no Instagram mostrando de forma prática a sua atuação no mercado ou explicando pontos importantes do seu trabalho.

 

Fidelização de clientes

Investir em mídias sociais é uma ótima forma de fidelizar os seus clientes e, assim, aumentar os seus investimentos na marca. Quando sua empresa possui uma rede social interessante, você consegue reter aquele público por mais tempo e fazer com que ele se sinta interessado por mais produtos ou serviços que você oferece. Além disso, o contato direto com a sua marca permite que o usuário possa utilizar as redes sociais para tirar dúvidas, fazer sugestões, o que aproxima ainda mais o relacionamento.

Mensuração de resultados

As redes sociais possuem, em geral, uma ótima vantagem que realmente faz toda a diferença: a mensuração de resultados.

Investir em mídias sociais garante que as suas estratégias serão completamente acompanhadas por números que endossam o sucesso de determinada campanha. Sempre que há um investimento em publicidade no Facebook ou no LinkedIn, por exemplo, durante toda a campanha é possível acompanhar o número de pessoas que estão em contato com a sua marca e quais são as suas reações ao conteúdo. Esses números auxiliam a moldar estratégias cada vez mais assertivas que impactam verdadeiramente o público-alvo.

 

 

 

Fonte: https://www.spiner.com.br/