Datas comemorativas são oportunidades de ouro para quem deseja vender mais. Afinal, nesse período, a maioria das pessoas estão à procura de presentes especiais e cabe ao empreendedor oferecer mercadorias de qualidade para aproveitar o momento.

Neste post, mostraremos as principais dicas para quem quer aproveitar as datas comemorativas para atrais mais clientes, aumentar as vendas e começar a estabelecer um relacionamento duradouro com seu público. Boa leitura!

1. Planeje-se antecipadamente

Um planejamento antecipado é que possibilita uma estratégia de venda bem-sucedida. Isso porque ele permite que a empresa se prepare adequadamente para o aumento da demanda e para o volume de estoque e atendimento necessários.

Entre as tarefas que entram nesse planejamento, podemos citar:

  • negociação com os fornecedores;
  • definição das pessoas que reforçarão o trabalho do empreendedor, caso seja necessário;
  • planejamento logístico, como as políticas relacionadas às entregas em datas comemorativas;
  • estudo da mesma data no ano anterior: quais foram os produtos mais vendidos? Pode ser interessante focar suas promoções neles.

Quanto melhor for a preparação, mais fácil será conseguir boas condições para poder oferecer preços atrativos no dia tão esperado. Um exemplo: compras antecipadas de recursos de fornecedores, que podem ser mais baratos em um período quando a demanda é menor. Caso a empresa deixe para negociar com esse fornecedor muito em cima da hora, os preços serão muito mais altos, uma vez que ele também negocia com outras lojas.

2. Prepare o estoque

Quer vender muito em uma determinada data comemorativa? Então mantenha o estoque cheio. Caso a empresa fique semanas e meses fazendo anúncios e propagandas e não consiga atender à demanda, isso prejudicará a reputação do negócio e a confiabilidade dos clientes.

Nesse sentido, manter um bom relacionamento com os fornecedores é muito importante para garantir um estoque antecipado e que atenda às expectativas dos consumidores. Também certifique-se de que o aumento no estoque tenha a ver com o que foi anunciado nas redes sociais.

É indispensável que você saiba a quantidade exata de produtos no estoque antes de lançar uma promoção. Por isso, esse preparo deve vir antes das divulgações e das campanhas relacionadas à data em questão.

3. Realize promoções direcionadas

É simples: em períodos de festividades e comemorações, as pessoas sempre priorizarão as lojas que ofereçam bons descontos e boas condições gerais de compra. Como o aumento da demanda é um acontecimento natural nessa data, cada empreendedor deve fazer o necessário para lucrar nesse período.

Assim, uma das dicas é realizar promoções direcionadas ao público-alvo — e que os produtos ofertados tenham a ver com aquela data. No Dia dos Pais, por exemplo, não adianta muito focar os anúncios em roupas femininas.

Por isso, é preciso identificar quais são os produtos e serviços da sua loja que combinem com o público-alvo e também correspondam à data específica. Para quem tem um restaurante, datas como o Dia das Mães, dos Pais ou o Natal também são boas oportunidades para apostar em descontos para atividades em família.

Além disso, também é necessário escolher os melhores espaços para divulgar essas promoções. Para lojas físicas, é uma boa ideia explorar o próprio ambiente com os anúncios. Já a internet oferece múltiplas opções, como:

  • anúncios pagos;
  • o próprio site;
  • textos de marketing de conteúdo direcionados aos produtos relacionados à data;
  • campanhas de e-mail marketing, mas apenas para clientes que sinalizaram que querem ser contatados dessa forma.

4. Divulgue nas redes sociais

Não mencionamos as redes sociais no tópico anterior porque elas merecem seu próprio espaço. Afinal, cada uma delas tem características específicas e a melhor estratégia de marketing, nesse caso, é explorar aquelas que tenham a ver com o seu negócio.

As redes sociais reforçam a sua presença digital e aumentam o alcance dos seus produtos. Em datas comemorativas, elas são imprescindíveis: afinal, muitas pessoas procurarão o que comprar na própria internet, mesmo aquelas que tenham interesse em sair de casa para gastar.

Para explorar as redes sociais e todo o seu potencial, é interessante elaborar um calendário de conteúdos para postar nas semanas que antecedem aquela data comemorativa. Diversifique a produção, apostando em textos, vídeos e postagens curtas.

O importante é aproveitar todos os canais de comunicação, em uma estratégia omnichannel. Use as redes sociais, o e-mail e o WhatsApp para expandir o seu alcance.

Também é comum que clientes em potencial naveguem nas redes sociais sem ter ideia ainda do que comprar naquela data. Caso você capriche em suas postagens e divulgações, aquele conteúdo pode ser o que faltava para esse tipo de consumidor se decidir.

5. Invista em uma estratégia completa de marketing

Complemente a sua presença nas redes sociais com outros meios de divulgação. Aposte na produção de conteúdo relevante (como artigos que tirem dúvidas e demonstrem a utilidade dos produtos), newsletters e uma campanha que já comece a preparar as pessoas semanas antes da data comemorativa na qual você queira investir.

Uma campanha de e-mail marketing pode conquistar clientes por meio da progressão. Um exemplo: em março, a empresa já quer começar a investir no Dia das Mães, que ocorre no segundo domingo de maio. Assim, uma sequência lógica seria:

  • Faltam dois meses para o Dia das Mães. Já pensou no presente? (mensagem enviada em março);
  • Sua mãe é do tipo aventureira ou mais caseira? Confira essas opções (mensagem enviada no início de abril);
  • Quer saber quais são os produtos que recomendamos para presentear a sua mãe? (mensagem enviada no fim de abril);
  • Está chegando! Já decidiu o seu presente? (mensagem enviada no início de maio).

Essa campanha pode ser equilibrada com mensagens mais frequentes nas redes sociais e postagens de produtos no Instagram, por exemplo. O importante é segmentar os consumidores de acordo com a data: portanto, pense bem nos produtos que você divulgará!

6. Desenvolva um bom atendimento pós-venda

Por fim, aquela data comemorativa pode ser um período de muitas vendas, mas também o início de um relacionamento duradouro com aqueles clientes. Para isso, capriche no atendimento pós-venda para tornar o consumidor fiel à sua marca.

Você pode realizar pesquisas de satisfação, tirar dúvidas dos produtos comprados, enviar conteúdos segmentados e até abrir um canal de sugestões para o seu público. O mais importante, nessa última etapa, é mostrar disponibilidade.

Afinal, sua empresa terá passado semanas ou até meses “bombardeando” os clientes com suas divulgações. Por isso, nada mais justo do que se mostrar acessível depois daquela data comemorativa.

Como vimos no post, as datas comemorativas são excelentes oportunidades comerciais para qualquer empresa. É o momento de lucrar muito e atrair mais clientes. Contudo, é imprescindível preparar bem o estoque, realizar boas divulgações e investir em uma estratégia robusta de marketing.

 

Fonte: blog.sebraealagoas.com.br

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