O sucesso de uma empresa não depende apenas de vendas, mas, sim, de uma série de pessoas que são envolvidas e impactadas pela operação de todo o negócio, os chamados stakeholders.

Em resumo, esse termo refere-se a todos os indivíduos ou organizações interessados nos processos e resultados de uma empresa.

Então, por exemplo, se você vende por uma loja virtual, os stakeholders do seu negócio podem ser os fornecedores de produtos, embaladores de mercadorias, operadores logísticos, clientes etc.

Pensando nisso, para melhor explicar o que significa stakeholders, entender quais são os principais tipos e como gerenciá-los, preparamos este artigo. Vamos lá?

O que é stakeholder?

Stakeholder, ou “parte interessada” em português, é qualquer pessoa ou organização impactada pelos projetos, atividades e resultados de uma determinada empresa.

O significado de stakeholders foi proposto pelo filósofo norte-americano Robert Freeman, em 1984, no livro Strategic Management: A Stakeholder Approach (Gestão estratégica: uma abordagem dos stakeholders, em tradução).

A partir da criação dessa teoria, as empresas deixaram de se preocupar exclusivamente com lucros, prejuízos e resultados, mas passaram a levar em conta o que também é impactado diretamente e indiretamente com as suas ações.

Quais são os impactos dos stakeholders para uma empresa?

Conhecer os stakeholders de uma empresa é importante para alcançar os objetivos de uma estratégia.

Isso porque, ao identificá-los, é possível ter uma visão sobre cada processo do negócio e compreender quais podem ser otimizados como forma de gerar benefícios às partes envolvidas.

Afinal, todas as peças que compõem a sua empresa estão conectadas. Logo, a insatisfação de um grupo impacta diretamente no comportamento do outro.

Por isso, é importante traçar metas em comum para guiar as ações da sua companhia de maneira saudável e benéfica para todos os stakeholders.

Quais são os tipos de stakeholders?

Agora que você entendeu o papel dos stakeholders para uma empresa, é importante saber os diferentes tipos de indivíduos que podem compor esse grupo.

Então, para facilitar o entendimento, podemos dividi-los em dois grupos. Confira a seguir:

Stakeholders externos

Pessoas ou organizações que mantêm interesses em comum com uma determinada empresa, como:

  • Clientes;
  • Vendedores e fornecedores;
  • Instituições financeiras;
  • Imprensa;
  • Entre outros.

Stakeholders internos

Por outro lado, os stakeholders internos são os indivíduos ou empresas que estão diretamente conectadas com uma organização. São eles:

  • Empreendedores;
  • Colaboradores;
  • Investidores;
  • Concorrentes;
  • Entre outros.

 

Como gerenciar os stakeholders?

Para uma gestão eficiente de stakeholders, é fundamental ficar atento a cada tipo de trabalho que está sendo executado pelas partes. Isso garante que todas elas estão alinhadas com as mesmas estratégias. Além disso, é importante:

Identificar o público-chave

Liste todas as potenciais partes interessadas em sua empresa. Para isso, faça pesquisas de mercado, análise a concorrência, converse com o cliente e compreenda a extensão total dos públicos envolvidos.

Classifique os seus stakeholders

Classifique os seus stakeholders por ordem de importância e crie um plano de ação para cada parte interessada.

Aqui, é importante definir como você vai conversar com cada uma das partes, quais serão os os seus impactos, que tipo de riscos cada um pode trazer para o negócio e como resolvê-los.

Alinhe expectativas

O principal desafio no gerenciamento de stakeholders é o desalinhamento das expectativas entre as partes.

Por isso, tenha certeza que investidores, clientes, fornecedores, parceiros, funcionários e outros públicos que possam ter qualquer influência sobre o seu negócio estejam cientes de todos os processos da operação.

Então, faça uma comunicação aberta, transparente e constante, em que os objetivos das iniciativas estejam alinhados entre todos.

Envolva os stakeholders

Todas as partes interessadas em um negócio devem estar envolvidas nos processos e em possíveis projetos da empresa.

Tendo isso em mente, antes de lançar qualquer estratégia, produto ou uma nova meta, é preciso pedir feedbacks, comentários e sugestões a todos os stakeholders.

Ainda que alguns desses retornos não sejam aproveitados, eles servem para mostrar que o seu negócio é aberto ao diálogo.

Tenha uma boa comunicação

Além de identificar o público-chave, é preciso definir uma estratégia de comunicação específica para cada uma das partes, a periodicidade das divulgações e o formato das mensagens (e-mail marketing, redes sociais, produção de conteúdo etc).

Nesse momento, não se esqueça de que cada perfil de stakeholder demanda um nível diferente de informação.

 

 

Fonte: nuvemshop.com.br

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