O universo digital tomou conta das nossas vidas. Parece que nada se passa para lá do que existe no online. E esta realidade é ainda mais evidente para as empresas e para a sua estratégia de comunicação e de assessoria de imprensa.

Hoje em dia, existem vários canais que permitem interagir diretamente com o público. E, portanto, é preciso saber tirar partido deles para conquistar potenciais clientes, e fidelizar os que já o são.

As redes sociais são também essenciais para a estratégia de Marketing Digital das empresas que também confiam no poder do Email Marketing.

Mas, com tudo isto, ainda há lugar para a assessoria de imprensa? Esta é a pergunta que pode estar a ressoar na sua cabeça. A resposta é evidentemente que sim!

A assessoria de imprensa continua a ser essencial na era digital. Aliás, talvez seja ainda mais essencial.

Repare que os media se mantêm como parte fundamental da sociedade. Apesar do crescimento das redes sociais e de outros canais de comunicação, os jornais, televisões e revistas continuam a ser a grande fonte de informação das pessoas. Portanto, têm uma credibilidade que outras plataformas não conquistaram ainda.

Deste modo, ter uma assessoria de imprensa eficiente é muito importante para as empresas.

Porque preciso de assessoria de imprensa?

Há várias vantagens em fazer uso da assessoria de imprensa, nomeadamente do ponto de vista do Marketing Digital.

A primeira dessas vantagens é a credibilidade, um dado que é essencial no universo empresarial.

Assim, quando é a empresa que controla a informação que é divulgada sobre si mesma, consegue passar a mensagem que quer, recorrendo aos canais mais credíveis e importantes.

Portanto, garante que os media falam da empresa da forma ideal, o que ajuda a consolidar a sua imagem junto dos clientes. Além disso, pode chegar a novos potenciais clientes, aproveitando a alargada audiência dos media.

Por outro lado, a assessoria de imprensa ajuda a estabelecer uma relação com os jornalistas, o que também é essencial quando se querem publicar certas notícias empresariais.

Além disso, em situações de crise, por exemplo, quando há alguma polémica, ou escândalo, relacionados com a empresa, a assessoria de imprensa é determinante para lidar com a situação.

Na era das redes sociais, é imprescindível saber lidar com os incidentes de forma rápida, e da melhor forma possível. Veja que reagir desastradamente a uma falha, pode lesar irremediavelmente a reputação da empresa mais forte do mercado.

Deste modo, recorrer a uma equipa profissional neste âmbito, é uma mais-valia para fortalecer a sua estratégia de comunicação e Marketing.

6 benefícios da assessoria de imprensa

O press release é um dos principais instrumentos usados na assessoria de imprensa, embora não seja o único. Mas é ainda uma boa forma de chegar aos media e de passar a mensagem que desejamos para os nossos clientes, bem como para os clientes potenciais.

Portanto, um press release bem escrito, é uma ferramenta em que vale a pena apostar para, por exemplo:

  • Divulgar novas parcerias
  • Lançar novos produtos e/ou serviços
  • Responder a uma crise de reputação (ou de outra natureza)
  • Fazer anúncios relevantes
  • Partilhar dados sobre a empresa e/ou negócio
  • Promover uma iniciativa ou evento.

Portanto, em termos gerais, a assessoria de imprensa está muito relacionada com as relações públicas. Mas é também um instrumento essencial de Marketing Digital que pode ser muito útil para start-ups, ou para empresários interessados em alimentarem o crescimento dos seus pequenos negócios.

Assim, podemos resumir os principais benefícios da assessoria de imprensa aos seguintes tópicos:

  1. Permite controlar a mensagem, ou a história que contam da nossa empresa
  2. É uma forma de promover a reputação da empresa/negócio
  3. Ajuda a melhorar o SEO do nosso site (graças à força do link building, se, por exemplo, o nosso press release sair em vários sites de notícias)
  4. Aumenta seguidores nas redes sociais
  5. Mostra a empresa como especialista no seu setor
  6. Amplia a base de clientes e chega a mais pessoas.

 

 Em conclusão…

O press release pode ter mais de 100 anos! E a assessoria de imprensa parecer uma coisa do passado. Mas, na verdade, este tipo de instrumentos ainda fazem a diferença e podem reforçar muito uma estratégia de Marketing Digital.

 

 

 

Fonte: https://www.growunder.com/