Gestão de redes sociais: a importância da profissionalização

Se a sua empresa está presente nas redes sociais e tem potencial para produzir conteúdo relevante, este é um grande trunfo para se destacar no mercado. Mas como saber? Através da profissionalização da produção e gestão de conteúdo. As redes sociais e blogs estão se destacando cada vez mais como ferramentas de comunicação para organizações por ser uma forma de comunicação que cria identificação do público com a marca, através da sua personalidade de seus valores.

Essa também é uma importante ferramenta para pequenos e médios negócios que não dispõem de verba para grandes campanhas de marketing ou para profissionais liberais como arquitetos, engenheiros, médicos ou advogados. Além disso, a gestão eficiente das redes sociais contribui para o aumento da receita da empresa, fidelização e atração de clientes.

Porém, para que o tiro não saia pela culatra, tudo deve ser planejado, executado e monitorado com atenção. Por isso, não há espaço para amadorismo e não há oportunidade para experimentos. A comunicação nessas plataformas tem que ser certeira, pois a velocidade com que as informações viajam na rede pode derrubar uma marca em segundos.

Frente a isso, a profissionalização da gestão das redes sociais pode ser uma resposta econômica e extremamente eficiente. O trabalho contempla um planejamento de marketing, com metas e objetivos. Além disso, a definição de uma linha editorial, a criação de layouts personalizados, postagens com conteúdos relevantes e variados, utilização de ferramentas como vídeos, textos, imagens e infográficos que estimulam a interação.

Tudo é planejado e posicionado estrategicamente de acordo com os objetivos da empresa. Outro ponto decisivo é a escolha pelos canais a serem utilizados e as ações adotadas em cada um deles. Então, com um pequeno investimento é possível otimizar a presença das empresas nas redes sociais de forma inteligente, criativa e envolvente.
Por Emanuele Mantovani, jornalista pós-graduada em marketing. Gestora de Marketing e eventos na Promoter Assessoria. Atua em gestão de marketing, eventos, ações de relacionamento e gestão de social media.

Foto: Divulgação.