Não é por acaso que o significado das cores para logos é tão importantes para um logotipo, afinal, elas despertam reações psicológicas e até mesmo fisiológicas nas pessoas.

Assim, é preciso ter um cuidado especial e pensar várias vezes no significado das cores para logos antes de associar seu produto ou serviço à determinadas cores, pois elas podem despertar uma ideia errada do produto. Se você for dono de uma lanchonete, por exemplo, é interessante optar pelo vermelho, pois a cor estimula o apetite. Mais abaixo iremos destacar todas as principais cores mais usadas e em quais segmentos elas se aplicam melhor!

A  professora de linguagem visual da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Paula Csillag, comenta o uso de cores para logos: “Conheça as associações e usos mais comuns para cada cor, mas não dá para se engessar com isso. Caso contrário, todo mundo fica igual”. Por isso, é bom fugir da mesmice e buscar experimentar, com muito cuidado, novas combinações.

É bom lembrar também que a preferência por determinadas cores varia consideravelmente nos diferentes níveis socioeconômicos do público. “As classes mais baixas, C, D e E, tendem a preferir cores menos elaboradas”, explica Paula. Isso significa que você deve preferir cores de fácil identificação e nomeação, como azul, amarelo, laranja e verde, evitando tons como salmão e lilás, por exemplo.

Como escolher as cores para logos

Em primeiro lugar, fugir dos modismos é uma das atitudes a se tomar na hora de criar um logotipo, e isso também vale para as cores para logotipos. Isso ocorre porque as cores variam de acordo com a moda, que tem regras que mudam muito rápido, antes mesmo da passagem de um ano para outro.

Depois de escolher a combinação de cores para logo, você também deve fazer um teste do seu logo em preto e branco, para ver se também sairão legíveis em cópias e fax. É recomendado também que você experimente seu logo nas superfícies em que deseja imprimi-lo, como cartões de visita ou camisetas, para ter a noção exata do tom que escolheu.

Um ponto extremamente relevante é você não escolher a cor da sua empresa baseado em gosto pessoal. Existem inúmeros estudos que comprovam que a cor influencia a mente do consumidor, então, não adianta querer impor algum gosto, pois a cor da sua empresa será um ativo vital para o sucesso.

Saiba também que quanto mais cores você utilizar, maiores serão as despesas com impressão. Por isso, se você deseja economizar, utilizar até três cores para logotipos é o ideal.

Outra dica interessante é utilizar em seu website ou correspondência eletrônica as cores websafe, que não costumam se alterar de computador para computador.

Significado das cores para logos

Normalmente as cores passam certos sentimentos e significados. É verdade que diferentes culturas apresentam variações nessas interpretações, mas isso não nos impede de te passar algumas dicas e cuidados ao escolher cores para logos:

Azul – Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidadel. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.

Verde – Equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É associado a natureza, meio ambiente, compaixão e carinho. Sugere equilíbrio emocional e harmonia, uma boa opção para empresas de tipo ambiental, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.

Laranja – Otimista e positivo. É estimulante para os sentidos e uma boa cor para empresas relacionadas com a alimentação, comunicação e interação social, como restaurantes e grupos comunitários. É uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de alpinismo.

Amarelo – Estimulante para a mente. Relaciona-se com a lógica, mas também é brincalhão e ajuda na tomada de decisão. O amarelo é apropriado para networkers, jornalistas, professores, animadores e palhaços. Muito amarelo pode produzir ansiedade.

Turquesa – Versátil e criativo. Representa a clareza de pensamento e de comunicação, ideal para professores, formadores e oradores, meios de comunicação, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.

Rosa – Carinho. Cor calmante, adequada para empresas com mercado feminino, incluindo cosméticos, moda, salões de beleza, doces e romance. Rosas fortes são utilizados para o marketing de produtos menos caros e modernos e um mercado adolescente.

Dourado – Caro e elegante. Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.

Cinzento – Conservador, neutro e reservado. É uma cor segura para usar em muitas aplicações de negócios. O cinza funciona bem como cor de fundo. É adequado para empresas jurídicas e financeiras para sugerir poder e controle.

Branco – Seguro, conservador e utilizado pela maioria das empresas como base do seu estacionário. É adequado para a maioria dos mercados-alvo. Se se quer destacar da multidão, branco não é a melhor escolha.

Preto – Poderoso e sério. Sugere sofisticação e elegância por um lado, e mistério e intimidação por outro

Fonte: blog.wedologos.com.br