O que é Inbound Marketing?

Conhecido como marketing de atração ou altruísta, é o tipo mais praticado nos dias atuais e foca no bom relacionamento entre a marca e o potencial cliente, fazendo com que seja possível a conversão em clientes, mas de uma forma mais leve e natural.

O marketing tradicional ainda é utilizado, mas o perfil do consumidor se transforma conforme as tecnologias que nos cercam e, por este motivo, temos que nos adaptar.

O meio digital é utilizado para aplicar as técnicas de Inbound marketing, e o conteúdo é o principal aliado. Bons conteúdos atraem leads, aumenta tráfego e possivelmente a demanda pelo seu serviço ou produto.

 

Características do Inbound Marketing

  • Eficaz na construção de credibilidade e posicionamento como autoridade
  • Facilidade em qualificar e identificar o lead
  • Comunicação mais direcionada
  • Menos caro (o maior investimento provém do tempo destinado à produção de conteúdo e promoção)
  • Mais fácil e preciso medir o retorno do investimento (ROI – Return on Investment)
  • Investimento em médio / longo prazo

 

As 5 etapas do Inbound Marketing

Para trazer resultados reais, alguns recursos são necessários:

1. Atrair

O primeiro passo é atrair visitantes para os canais da empresa. Como fazer?

Produção de conteúdo (Blog)

Mapear os conteúdos relevantes para o público-alvo e oferecê-los em um blog abre um canal para o público chegar até você.

Muito se fala das mídias sociais no marketing digital, mas o que as pessoas fazem lá é indicar coisas que acham relevante, ou seja, conteúdo.

Além disso, essa é uma maneira da sua empresa se tornar referência no seu ramo de atuação e ser encontrada facilmente na internet.

Empresas que priorizam manter um blog têm 13X mais chances de ter um ROI positivo.
(State of Inbound)

SEO

É preciso executar ações de otimização no seu conteúdo para que ele seja encontrado no Google.

Compra de mídia

Enquanto o tráfego orgânico está sendo construído, investir em serviços como Google Ads (publicidade do Google) ou Facebook Ads (publicidade do Facebook e Instagram) é uma boa opção.

Como os resultados da compra de mídia são imediatos, permitem um fôlego maior enquanto as ações de longo prazo são trabalhadas.

2. Converter

Após gerar tráfego, é preciso transformar esses visitantes em leads.

Em muitos casos, a venda do produto ou serviço é complexa; ou seja, não é imediata e precisa ser amadurecida pelo consumidor (isso é muito comum em serviços de consultoria, que demandam bastante pesquisa).

Por isso, o melhor a ser feito é gerar leads. Investir em relacionamento com eles garante a conquista de vendas futuras.

Ofertas relevantes

Para conseguir os dados dos visitantes deve-se oferecer uma boa isca, algo de valor como:

  • Ebooks
  • Infográficos
  • Webinars
  • Teste gratuito em alguma ferramenta

O conteúdo deve ser irresistível!

Landing Pages

Para capturar os dados dos visitantes, as ofertas devem ser disponibilizadas em páginas focadas em conversão.

Como não é fácil confiar em qualquer página que encontramos na internet, os textos precisam ser persuasivos e gerar conforto e segurança. Assim se aumenta a taxa de conversão.

Promoção da Landing Page

Promover esse conteúdo é essencial para atrair visitantes e aumentar a geração de leads. Neste caso, pode-se usar recursos como:

  • Calls To Action – CTA (botões, banners e links) no site direcionando para a oferta
  • Envio de e-mails promocionais para a base de leads
  • Compra de mídia no Google e Facebook

3. Relacionar

Não basta apenas conseguir novos contatos. Apenas 3% deles estão prontos para comprar.
(The Ultimate Sales Machine – Chet Holmes)

Para aumentar esse percentual, é preciso se relacionar com eles e nutri-los até o momento da compra.

Redes sociais

Aproveite as características desses canais para conversar com o público, estreitar sua relação com seus leads e oferecer conteúdos relevantes.

Email marketing

Usar o email marketing canal de contato direto com o lead é uma oportunidade de ouro para oferecer conteúdos de acordo com seu perfil (cargo, região, interesses etc.) e etapa da jornada de compra.

Identificar as características dos leads e construir uma comunicação segmentada para educá-los é fundamental para revelar uma necessidade e oferecer uma solução.

Automação de marketing

Ações estruturadas de maneira inteligente para automatizar processos podem acelerar seus resultados. A automação de marketing ajuda neste sentido.

Definir gatilhos que acionem um fluxo para avançar o lead na jornada de compra é o princípio da automação de marketing. Isso garante um processo contínuo de geração e nutrição de leads mesmo quando você está longe da operação.

Por exemplo, imagine que você está viajando de férias e leads estão baixando os eBooks que sua empresa oferece numa landing page.

Ao baixar o material, através das informações deixadas no formulário, o fluxo criado já identifica os leads que possuem o perfil ideal pra vendas, Leads Qualificados (MQL – Marketing Qualified Lead), e começa a enviar e-mails educativos e complementares (em seu nome, bem pessoal) sobre a jornada de compra.

E depois de despertar a consciência sobre o seu produto ou serviço nesse lead qualificado, suponhamos que este solicite uma demonstração ou cotação.

Está é identificada pelo fluxo como Oportunidade (SQL – Sales Qualified Lead), e então enviada ao time de vendas para acompanhamento.

Agora imagine tudo isso acontecendo de forma automática, enquanto você aproveita suas férias. Essa é a proposta da automação de marketing.

Quanto tempo esse processo manual te toma hoje?

“Empresas que se destacam em nutrição de leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor.” Forrester Research

4. Vender

As chances de vender para um lead “quente” são 8X maiores do que para um lead “frio”.

Interprete como lead quente aquele lead que já sabe e reconhece o problema que possui (Consideração) e busca a solução ideal para esse problema (Decisão).

Afinal, qual é o melhor tipo de pessoa pra se vender? O tipo de pessoa que já sabe que precisa da sua solução. 🙂

Qualificação de Leads

Inbound Leads são como jogar uma rede no mar: pegam peixes grandes, mas também pegam peixes pequenos, lixo e outros objetos sem utilidade.

Para potencializar os resultados, é definido o perfil dos leads que são boas oportunidades para venda, filtrando-os assim para o time de vendas.

Por isso é necessário um bom alinhamento entre Marketing e Vendas (SLA – Service Level Agreement), onde será feita uma análise do perfil de cliente ideal (ICP – Ideal Customer Profile) baseada no histórico de vendas e experiências anteriores.

E como eu disse no tópico anterior, a boa notícia é que tudo pode ser otimizado e automatizado.

5. Analisar

Para a máquina continuar rodando bem, é preciso investir no que funciona e ajustar o que for necessário. Por isso é necessário que a análise seja constante.

Relatórios de acompanhamento

Relatórios podem ser diários, semanais ou mensais para identificar problemas e oportunidades e acompanhar os resultados de perto.

Eles mostram o desempenho das diferentes ações de Inbound Marketing e indicam a situação do funil de vendas do negócio.

Por isso é importante saber quais indicadores de performance (KPI – Key Performance Indicator) acompanhar, pra não cair no erro (fatal) de valorizar apenas a quantidade de seguidores e curtidas conquistadas nas mídias sociais.

 

 

 

Fonte: https://nerydigital.com/

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