Imagine o mundo como um local fechado e que está apenas esperando por você para ser aberto e explorado. Pense que cada lugar novo explorado é uma conquista e que você ganha pontos por isso. Não parece coisa de video games?

O Foursquare é uma rede social que une exatamente esse conceito que parece de algum game ao fato de você saber por onde seus amigos andam. Ou seja, cada um pode enviar em tempo real o local em que está para seu perfil do Foursquare.

Como funciona

Para usar o Foursquare você precisa ter uma conta no site, um celular e gostar de explorar o que está ao seu redor. A primeira coisa, portanto, é baixar o aplicativo em seu aparelho, disponível para Android, iPhone, Palm e Blackberry. Se você não tem um smartphone e mora nos Estados Unidos, pode usar mensagens de texto também.

Assim que você estiver em absolutamente qualquer local (seja parque, museu ou supermercado, por exemplo) basta fazer o chamado “check-in”.

Ao fazer isso, sua posição vai para a rede social do serviço, Twitter e Facebook (se você os adicionou à sua conta) e todos podem saber exatamente o local em que você está, com indicação no mapa junto ao endereço e opiniões a respeito. Se o local não existir ainda no Foursquare, você pode adicioná-lo.

Da mesma forma que todos podem ver onde você está, é possível acompanhar o itinerário de seus amigos e ver por onde eles andam. Cada um que usa o serviço é capaz de adicionar seus locais preferidos em um “Top 12”.

Conquistas e pontos

Sabe aquele local em que você vai tanto que começam a perguntar se você trabalha por lá? Bem, o Foursquare premia aqueles que mais fizerem check-in em um determinado local “coroando” como prefeito (“Mayor”) do local. Mas, basta que alguém apareça mais do que você no local e o título de prefeito passa para a outra pessoa.

Além de ser o prefeito do local, você também recebe medalhas (“badges”) por realizar check-in em locais e datas interessantes. Por exemplo: se você sair todas as noites no mesmo local, uma medalha aparece em seu perfil com essa descrição. Outras formas de conseguir conquistas é utilizar palavras-chave que descrevam o local, como pizza, restaurante, show etc.

Já os pontos são acumulados junto às conquistas, mas funcionam mais ligados ao serviço em si. Ou seja, seu primeiro check-in ou cinco vezes em um determinado local, por exemplo. Os pontos também podem ser ganhos simplesmente por fazer login no Foursquare.

Ainda não há exatamente um objetivo para os pontos, mas é possível que futuramente se convertam em prêmios reais. Já houve doações para caridades por cada ponto dos usuários.

Afinal, qual a vantagem de se usar o Foursquare?

Parece apenas mais um serviço bobo, não é? Entretanto, com certeza o Foursquare tem as suas vantagens. Em primeiro lugar, imagine que você pode saber sempre por onde seus amigos andam e vice-versa. Quer uma companhia para almoçar? Faça o check-in e torça para que algum amigo por perto veja.

E se você tiver o GPS e notificações ativadas no celular, dicas aparecem na tela do aparelho. Por exemplo: um amigo seu adorou um restaurante e cadastrou várias dicas sobre o que pedir e, coincidentemente, você está passando na frente do local. Imediatamente uma mensagem com a dica aparece. Claro que o efeito inverso, como avisos de locais ruins, também existe.

Sendo assim, o Foursquare acaba sendo o guia mais confiável sobre vários locais da cidade, já que são opiniões reais de pessoas que passaram mesmo por lá. Dificilmente algo assim é encontrado no Brasil, mas alguns estabelecimentos já oferecem prêmios e descontos especiais para “prefeitos” e outros usuários do serviço.
Uma ameaça à privacidade?

Não só com novas redes sociais, mas com absolutamente tudo relacionado à internet precisamos ter cada vez mais cuidado. Você provavelmente já experimentou digitar o seu nome no Google para ver o que aparece. E se absolutamente qualquer pessoa pudesse saber exatamente a sua localização atual?

Aí é que está o problema do Foursquare. Quando você faz o check-in, as informações do local em que você está, incluindo coordenadas e localização no mapa, aparecem na tela e estão disponíveis para absolutamente qualquer pessoa ver. Talvez pessoas estranhas saberem por onde você anda e quais são seus locais preferidos não seja algo muito legal.

As redes sociais estão cada vez mais ousadas e as pessoas nem sempre estão preocupadas como deveriam em relação à privacidade. Entretanto, há lados positivos e negativos, de maneira que você deve saber aproveitá-los da melhor maneira. As dicas e avaliações dos locais do Foursquare, por exemplo, são extremamente úteis.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/