Estabeleça o seu público alvo

Você pode ainda não saber por não estar tão familiarizado com esse tipo de estratégia, mas antes de efetivamente criar um conteúdo, você precisa estabelecer o seu público alvo.

Isso quer dizer, à quem esse conteúdo será direcionado. Não adianta escrever sobre um tema que você acha que será interessante, pois na verdade isso não passará de um “chute”.

Para criar textos matadores com técnicas de SEO, você deverá saber com quem vai falar, qual o perfil de interesse desses usuários, para dessa forma estabelecer temas que tenham conexão com o seu negócio, mas que ao mesmo tempo gere valor para o seu alvo.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem uma loja de suplementos no mercado fitness.
  • Então em sua pesquisa, você descobriu que os principais interesses do seu público alvo tem a ver com emagrecimento e ganho de massa muscular.
  • Ao estabelecer seus temas, você poderá falar sobre alguns componentes individualmente que ajudam a chegar nesses resultados, que nesse caso, podem estar presentes em suplementos que você comercializa.

Percebe que não é exatamente um conteúdo de vendas? É algo que vai gerar valor, vai informar, mas ao mesmo tempo aguçará um certo tipo de interesse na conversão posteriormente.

Crie textos exclusivos

Esse é um dos erros mais comuns vistos nesse tipo de estratégia e, infelizmente, ele pode ser o mais perigoso também.

Se você está pensando em trabalhar com marketing de conteúdo e acha que basta selecionar alguns textos dos melhores portais e colocar em seu site, saiba que seu negócio tem grandes chances de fracassar.

O Google está muito atento à isso e condena essa prática, podendo lhe punir e classificar seu site como de péssima qualidade e baixa relevância.

Copiar conteúdo, jamais! Lembre-se sempre disso… Caso contrário todas as suas outras estratégias podem ir por água abaixo.

Crie sempre conteúdos exclusivos, com boas informações e se possível com abordagens diferenciadas, até mesmo nos temas.

Fuja do comum, tente sempre inovar dentro dos assuntos que geram interesse no seu público alvo.

Selecione boas palavras-chave

Assim como em uma campanha de links patrocinados, as palavras-chave são extremamente importantes para que você tenha condições de criar textos matadores com técnicas de SEO.

Isso porque serão elas que construirão o caminho entre a sua marca e o tráfego que você almeja atrair.

O processo é bem parecido com os links patrocinados mesmo, onde os anúncios são ativados pelas palavras-chaves, só que nesse caso será o seu conteúdo que será ativado.

Claro, existem outras variáveis para que isso ocorra, como o ranqueamento, o nível de similaridade com a busca, o grau de relevância, entre outras coisas.

A indicação aqui é que você, depois de determinar o perfil do seu público alvo, você faça pesquisas de temas e se possível até ao mesmo tempo em que analisa as palavras-chave.

Isso porque esse termos podem lhe dar ideias poderosas de temas de interesse que podem virar textos matadores.

Por exemplo:

  • Suponhamos que você trabalhe com suplementos no segmento Fitness.
  • Na pesquisa de palavras-chave, você descobre que muita gente busca: “O suplemento X emagrece?”, ou “O suplemento Y tem a substância A?”.

Percebe que são temas perfeitos e que vão gerar muito interesse pelo volume de buscas apresentados ali, na pesquisa de palavra-chave?

Além disso, é importante que você utilize as palavras-chave, de forma natural, na construção do seu conteúdo. Como no título e no decorrer do texto e se puder, nos subtítulos.

Uma ótima ferramenta que irá te ajudar nessa tarefa é o Planejador de Palavras-Chave do Google.

 

 

Fonte: mestredoadwords.com.br