Neste ano, o Twitter completa dez anos em atividade – o marco deve ser valorizado uma vez que na atualidade novas redes sociais surgem a cada dia na mesma proporção em que as já existentes no mercado vão perdendo usuários.
No site, são 320 milhões de perfis ativos criados ao redor do mundo, entre pessoas comuns, celebridades e marcas. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países que mais usam o microblog, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Em relação aos usuários que mais interagem na rede, escrevendo, retuitando ou curtindo, os brasileiros ficam em terceiro lugar.
E ele segue como a terceira rede social mais utilizada no planeta, perdendo apenas para o Facebook e o MySpace. Do ano passado para cá, a rede viu seu número de inscritos crescer em 9% – uma boa marca. E para quem fala em crise do Twitter, ele prova que essa palavra passa longe: por dia, são mais de 500 milhões de tweets postados, e os visitantes únicos por mês que entram diretamente no twitter.com são aproximadamente 400 milhões.
Dentro de um cenário em que as ações de marcas no segmento digital estão em constante expansão, o Twitter apresentou um crescimento de 139% da receita no último ano só aqui no Brasil. E a tendência é que esse número seja ainda maior ao final de 2016, uma vez que a concorrência publicitária no Facebook está acirrada e o Twitter permite ações mais criativas por parte dos planejadores de marketing.
Por ser um ambiente que facilita o processo de “conversa” entre marca e consumidor, o Twitter está sendo bastante explorado como opção para ações de marketing inovadoras no ambiente digital. O Twitter é uma ponte.
Mas… quem ainda não tem uma conta no Twitter?
Ainda temos novos perfis?
Com isso em mente, a AccorHotels preparou uma ação inédita voltada para o Twitter, especificamente para seus novos usuários. A rede de hotéis tem como objetivo diário proporcionar uma experiência acolhedora para seus hóspedes, é claro. Por isso, a marca pensou em como oferecer aos novos “hóspedes” do Twitter essa mesma sensação de acolhimento.
Desenvolvida pela Publicis Groupe, , a campanha foi pioneira (ainda tem pioneirismo) em dar boas vindas de uma maneira personalizada aos novos usuários – normalmente, as marcas focam suas campanhas diretamente no público já ativo dentro da rede social.
Batizada de “Seja Bem Vindo Desde o Primeiro Tweet”, a ação funcionou da seguinte maneira: durante uma semana, os novos usuários do Twitter que utilizaram a hashtag “#MeuPrimeiroTweet” em seus primeiros posts na rede receberam automaticamente uma mensagem de boas vindas, além de ter o perfil da marca como um de seus primeiros seguidores. Trata-se de uma tentativa de eliminar aquela sensação de que estamos falando sozinhos ao darmos nossos primeiros passos em uma rede social que ainda não estamos acostumados a utilizar.
A campanha aconteceu de forma simultânea em sete países – Reino Unido, França, Brasil, Alemanha, Austrália, Espanha e Itália – e foi bem sucedida graças a um alinhamento entre as gestões de comunidade em todos esses lugares, que permaneceram a postos para responder pessoalmente a cada novo usuário que usasse a hashtag durante o período de sete dias.
Uma boa maneira de usar o digital para demonstrar importantes qualidades do serviço físico de um hotel, não?
Fonte: www.updateordie.com