Entenda o que faz um profissional de Comunicação em Mídias Digitais e como é este mercado de trabalho.
Comunicação em Mídias Digitais é uma carreira que integra conhecimentos da área de comunicação com novas tecnologias, especialmente a internet, com foco na produção de conteúdo para os meios digitais.
Com a expansão do uso da internet e das redes sociais para fins de entretenimento e educação, o profissional que domina os conceitos e ferramentas necessários para a produção eficiente de conteúdo digital em textos, áudio e vídeo é cada vez mais valorizado.
A profissão Comunicação em Mídias Digitais
Comunicação em Mídias Digitais é uma profissão voltada à produção de conteúdo para meios digitais, como sites da internet, portais, redes sociais, revistas, rádios e canais de TV digital, assim como projetos que integram diferentes meios e linguagens.
Para isso, é necessário dominar conceitos básicos da comunicação social, além de técnicas e ferramentas de áreas como Design, Artes Visuais e Informática.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para Comunicação em Mídias Digitais está em alta e a demanda por esses profissionais só tende a aumentar nos próximos anos.
Como a internet e as novas tecnologias de comunicação em geral precisam ser adotadas por empresas de todos os setores, para manter a competitividade perante a concorrência, os especialistas em mídias digitais são cada vez mais valorizados.
O salário médio inicial para a profissão fica em torno de R$ 2.006, mas pode aumentar consideravelmente conforme o profissional adquire experiência.
Além disso, o trabalho freelance nesse ramo é muito comum, permitindo alcançar uma remuneração bem mais alta do que em cargos fixos.
Áreas de atuação
Dentre as áreas em que o profissional de Mídias Digitais pode escolher atuar, destacam-se:
- Desenvolvimento de games interativos para entretenimento e educação.
- Novas formas de expressão artística mediadas por tecnologias, como arte interativa e arte eletrônica.
- Desenvolvimento de meios pedagógicos para o ensino a distância.
- Operações via internet em empresas e indústrias.
- Disseminação de informações governamentais ao público via meios digitais.
- Produção de conteúdo em jornais online multimídia.
- Fotografia, criação artística e programação visual em revistas especializadas.
- Rádios digitais.
- Desenvolvimento de produtos e serviços nas áreas de infografia e multimídia.
- Transmissões digitais e programação interativa em TVs.
- Produtoras de cinema e vídeos digitais.
- Gravação, produção de efeitos e masterização de áudios digitais.
- Fotografia digital.
- Editoração gráfica.
- Assessoria de imprensa.
- Publicidade e propaganda com foco em divulgação online.
- Criação e manutenção de páginas e sites na Web.
O que estudar para trabalhar com Comunicação em Mídias Digitais
Uma das opções de formação na área é o curso de Comunicação em Mídias Digitais, oferecido nos graus bacharelado e tecnológico por algumas instituições.
O currículo da graduação varia bastante conforme a faculdade, mas, de modo geral, traz disciplinas básicas de Comunicação (Teorias da Comunicação, por exemplo) e matérias específicas ligadas às mídias digitais, como Fotografia Digital, Áudio, Edição de Vídeo etc.
Alternativas ao curso de Comunicação em Mídias Digitais
Por ser um curso relativamente novo e bastante específico, são poucas as instituições no país que ofertam Comunicação em Mídias Digitais.
Porém, há outras graduações que dão uma formação mais ampla ao estudante e também permitem trabalhar com as novas tecnologias midiáticas digitais, são elas:
- Comunicação Social
- Publicidade e Propaganda
- Jornalismo
Outros cursos que permitem atuar em segmentos específicos da comunicação digital são:
- Marketing Digital
- Produção Multimídia
- Produção Audiovisual
- Jogos Digitais
Fonte: www.guiadacarreira.com.br