O Marketing Digital vem evoluindo a passos largos. Muitas estratégias surgiram, se estabeleceram e até sumiram nesse mercado competitivo.
A rotatividade é uma constante, e por isso, você deve estar preparado para se adaptar e transformar o seu negócio, afinal de contas, crescer é o ponto principal. Todos os anos, novas tecnologias surgem e transformam os hábitos de consumo e o comportamento dos clientes. Então, acompanhar o mercado é fundamental. Por isso, decidimos criar este post. Aqui você verá as principais tendências do Marketing Digital para 2022 com dicas para melhorar o seu desempenho.
1. Voz no comando
De acordo com estudo da Juniper Research, até o final de 2021, as transações do comércio por voz crescerão US$ 4,6 bilhões. A projeção é que ultrapasse os US$ 19,4 bilhões até 2023. Isso mostra que a jornada do usuário, desde a pesquisa até o momento final da compra, vai se apoiar, cada vez mais, nos comandos de voz.
2. Vídeo, vídeo e mais vídeo
O Vídeo Marketing é uma estratégia em expansão. O webinar, por exemplo, já é um modelo de conteúdo fundamental. Desde o início da pandemia, em 2020, as lives passaram a fazer parte do cronograma de empresas. Redes Sociais como o TikTok e o Instagram com os Reels também se destacaram nesse período. E, em 2022, a tendência é que os vídeos se mantenham como sendo o principal formato de conteúdo para as empresas.
Seja através de campanhas e peças produzidas ou, até mesmo, por meio de lives nas redes sociais, o vídeo se tornou indispensável, uma vez que:
1. É mais fácil de consumir
2. Tem poder de sintetizar informações
3. Fideliza os clientes pois fortalece a relação com a marca
4. Entretém e informa
3. Bot de atendimento
A Inteligência Artificial já não é uma novidade para ninguém. Menina dos olhos dos desenvolvedores, a tecnologia vem sendo aprimorada para melhorar a interação de computadores com seres humanos. O resultado disso é que os chatbots estão tomando conta do mercado e proporcionando melhores experiências no atendimento ao cliente.
A grande vantagem do recurso é a agilidade. Além disso, os robôs programados com IA atendem os consumidores de maneira mais personalizada, alguns até com senso de humor e personalidades próprias. Eles podem ajudar os clientes a comprar produtos online, esclarecer as dúvidas mais comuns e muitas outras funções.
4. User-Generated Content
O conteúdo gerado pelo usuário não é mais uma simples tendência. Hoje, a decisão de compra dos usuários se baseia na opinião e experiência de outros usuários, e não mais simplesmente por pessoas famosas em peças publicitárias. Por isso, incentivar os clientes a gerarem críticas e avaliações sobre sua marca é fundamental.
5. Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias que se estabeleceram como mais fundamentais no marketing digital. Ela é responsável direta pela geração de leads e por novos negócios. Mas, para acompanhar as necessidades do mercado, é necessário incrementar o conteúdo com os formatos do momento. Isto é, inserir o áudio e o vídeo dentro da estratégia.
Seguir as tendências não garante sucesso!
Agora que você já sabe as 5 principais tendências do mercado de Marketing Digital para os próximos anos, chegou a hora da dica mais importante deste post!
A chave para alcançar bons índices e resultados está na capacidade de se reinventar. Empresas que param no tempo e permanecem praticando ações ultrapassadas tornam-se obsoletas, ainda mais em um mercado como este em que a mudança é uma constante.
Portanto, tenha em mente que a inovação é a maior tendência do mercado e esteja disposto a investir nela. Lembre-se da frase clichê que acompanha todos os empreendedores: Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!
Fonte: www.olivas.digital