O que é tom de voz dos seus conteúdos?

Na escrita, o tom é a mensagem emocional implícita que seu conteúdo passa ao leitor. Você pode transmitir diferentes tons por escrito com sua estrutura de frases, escolha de palavras, imagens e muito mais.

De acordo com o Nielsen Norman Group, diferentes tipos de tom podem ser avaliados em quatro dimensões: o nível de formalidade, humor, entusiasmo e respeito.

 

Por que o tom de voz de seus conteúdos importa?

Diferentes tipos de tom na escrita passam diferentes mensagens emocionais ao leitor. Se usá-los de forma eficaz, poderá contar a história da sua marca de uma forma impactante, que ressoe com seus leitores. Isso pode ter um enorme impacto no sucesso de sua mensagem, ajudando o leitor a se sentir conectado com sua marca em um nível mais profundo. Pode até ajudar a criar confiança.

Uma pesquisa aponta que mais de 65% dos entrevistados sentiam uma conexão emocional com pelo menos uma marca ou empresa. Além disso, mais de 90% dessas conexões eram positivas.

 

Como escolher um tom para sua marca

Mesmo que você tenha muitos redatores diferentes criando conteúdo, sua marca deve, idealmente, manter um tom geral consistente. Isso deve refletir não apenas a história e o ponto de vista da sua marca, mas também o relacionamento com seu público.

Ao trabalhar no nível da marca, seu objetivo é estabelecer diretrizes de alto nível que definam o tom ideal para sua marca como um todo. Em outras palavras, é mais ou menos como estabelecer o tom em um conteúdo individual, apenas com um escopo maior.

Lembre-se: alguns redatores podem ocasionalmente precisar modificar esse tom para melhor se adequar a um determinado tema, público-alvo, publicação etc. Definir um tom de marca não precisa limitar esse aspecto. Em vez disso, estabelece uma base sólida para seus redatores trabalharem, capacitando-os a usar e modificar esse tom de forma ponderada e proposital.

 

1. Conheça seu público

Ao estabelecer um tom de voz para sua marca, seu público é a pedra angular. Afinal, seus produtos, serviços e conteúdo são todos criados com as necessidades da audiência em mente.

Neste ponto, pode ser útil criar uma ou mais buyer personas, caso ainda não tenha feito isso. Personas são representações de seus clientes atuais ou alvo. Elas são usadas para ajudar as equipes a entender melhor e ter empatia com seu público.

As melhores personas são feitas com base em pesquisas. Você pode coletar informações por meio do Google Analytics, análise de mídias sociais e pesquisas de análise de clientes.

Você pode coletar dados como:

  • Informações demográficas e/ou profissionais
  • Problemas que elas estão tentando resolver
  • O comportamento de compra e tomada de decisão
  • Canais de comunicação e tipos de conteúdo que preferem

E mais! O objetivo é conhecer seu público como pessoas que são, com necessidades reais e emoções reais. Dessa forma, você pode se comunicar diretamente com elas, nos termos delas.

 

2. Conheça seu ponto de vista

Não basta conhecer seu público. Você também tem que conhecer a si mesmo. Sua marca tem uma perspectiva única. Seu conteúdo e a história da sua marca devem refletir essa perspectiva. Isso está enraizado:

  • No que você representa (seus ideais, valores e objetivos)
  • No que diferencia sua marca, produtos e serviços
  • No que o torna valioso para seus clientes

E como você define sua perspectiva? Isso é bastante subjetivo, então infelizmente não existe um processo único, direto e rápido. Requer muita auto-reflexão e brainstorming.

Muitas marcas, como a Natura, compartilham sua perspectiva publicando seus Valores Fundamentais em seu site. Essa pode ser uma boa maneira de ajudar seu público a entender sua empresa melhor, ao mesmo tempo em que estabelece um ponto de vista para seus redatores.

 

3. Conheça seu conteúdo

Você pode ter ideias sobre o tom que deseja estabelecer. Mas qual é o tom da sua marca agora?

Quer você (ou eles) percebam ou não, seu público provavelmente já tem uma ideia de qual é o tom da sua marca. Essa impressão é criada pelo conteúdo que você já publicou, suas estratégias de publicidade, sua narrativa anterior e outras maneiras pelas quais você interagiu com eles no passado.

Felizmente, assim como seu conteúdo atual conta uma história para seu público, seu público também pode contar essa história para você, por meio de uma auditoria de conteúdo.

A auditoria do seu conteúdo atual ajuda a estabelecer:

  • Quais mensagens implícitas você já está passando
  • Quais tipos de tom são os mais impactantes para o seu público
  • O quanto sua biblioteca de conteúdo atual se alinha com seu tom ideal

Em seguida, você pode usar essas informações para fazer as melhores e mais impactantes mudanças no futuro.

  • Como essas peças são escritas? Elas são muito sérias, entusiasmadas, bem-humoradas ou irreverentes? Existem qualidades consistentes em todas elas?
  • Essas peças refletem com precisão sua perspectiva única ou valores centrais?
  • Essas peças atendem às necessidades e interesses que você identificou para o seu público?
  • Quais partes do conteúdo parecem ter o melhor ou o pior desempenho?
  • O que essas peças têm em comum? Tom? Tamanho? Estrutura? Elementos visuais?

Use suas descobertas para identificar o tom que é mais eficaz para você e que melhor dá apoio a seus objetivos. Você pode fazer isso usando as quatro dimensões de tom, abordadas com mais detalhes abaixo.

 

 

Fonte: https://pt.semrush.com

Foto: Image by <a href=”https://www.freepik.com/free-photo/portrait-young-person-with-thought-bubble_20517933.htm#query=conversa&position=12&from_view=search&track=sph”>Freepik</a>