Diferentes objetivos e de todos os logotipos possíveis: os aplicativos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Sabendo desse crescimento exponencial, o Cuponation, plataforma de descontos online e integrante da alemã Global Savings Group, realizou um estudo para saber a média de downloads de aplicativos feitos no Brasil e no mundo e tentar entender como isso influencia na economia mundial.
O relatório Store Intelligence Data Digest, divulgado este mês pela empresa Sensor Tower, registrou que o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking dos dez países que mais baixaram aplicativos em um comparativo entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019. Nosso país perde apenas para China e Estados Unidos, que ocupam o primeiro e segundo lugar, respectivamente.
A pesquisa aponta que a maior parte dos downloads foram feitos pela plataforma Google Play, loja oficial do sistema Android. Nessa lista, o Brasil está em segundo lugar tanto no que diz respeito aos países que mais fizeram downloads pela plataforma (passando de 1,73 bilhão para 2 bilhões comparando o mesmo período entre 2018 e 2019) quanto nos lugares em que os downloads aumentaram (passando para 15,7%). Quando o assunto é número de downloads perdemos apenas para a Índia, e no quesito aumento de downloads ficamos atrás da Rússia.
Os aplicativos de jogos aparecem como os mais baixados tanto na plataforma Google Play quanto na App Store. Apenas na primeira os aplicativos de lojas online entraram no ranking das cinco finalidades mais baixadas, com 457 milhões de downloads mundiais – 17,9% a mais que no ano anterior, sendo o segmento com maior crescimento desde o terceiro trimestre de 2018. Veja os rankings completos no infográfico interativo do Cuponation.
Uma das explicações para esse fato tem base na ideia de que a economia mundial parece estar melhor do que nos últimos anos, fazendo com que as pessoas finalmente voltem a investir mais em compras. Além disso, a praticidade de ter o poder de fazer compras com apenas um clique no celular e sem precisar sair de casa combinam com a agilidade das lojas virtuais, que estão modernas o suficiente para garantir espaço no mercado de aplicativos. Dessa forma, elas oferecem ao consumidor não apenas facilidade como também meios de economizar com descontos, promoções, parcelamentos longos e até mesmo cupons que são fornecidos apenas ao realizar o download do app.
No país, os consumidores brasileiros também se mostraram mais confiantes nas compras, totalizando um crescimento de 23% nas transações online no primeiro trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018, o que representa um aumento significativo ao relacionar o mesmo período do ano passado com o de 2017, em que a alteração ficou por volta de 5% positivos, de acordo com informações da empresa de segurança digital e inteligência de mercado Compre&Confie, criada pela ClearSale.
Fonte: https://ipnews.com.br/