10 erros de comunicação empresarial que você deve evitar. Quando se fala em comunicação empresarial, devemos olhar não apenas para a comunicação interna, mas também para a comunicação externa, como o seu público-alvo e demais stakeholders.

Neste contexto, além de apresentamos diversos erros de comunicação empresarial que devem ser evitados, vale destacar que o cloud computing e a definição de soluções do tipo SaaS têm se mostrado muito eficazes para não apenas melhorar a colaboração e comunicação internas, mas até para se destacar diante de seus clientes.

Vamos começar falando dos erros de comunicação na empresa no que tange ao gerenciamento interno e a forma com que a liderança de equipes e a colaboração entre integrantes da organização é conduzida.

5 erros de comunicação nas empresas no âmbito interno:

Comunicação em um único sentido

A comunicação é uma interação de mão dupla, quando ela só acontece unicamente de cima para baixo, e de forma impositiva, isso desmotiva a base da pirâmide organizacional, levando a descontentamento, clima ruim e alta taxa de rotatividade dos funcionários.

Falta de feedback

Os colaboradores entram em contato com seus superiores, enviam relatórios, análises e opiniões, muitas vezes valendo-se das facilidades que a o cloud computing pode significar em termos de transparência, colaboração e agilidade, mas não recebem retorno. O resultado será bastante semelhante às consequências negativas citadas acima.

Usar canais de comunicação obsoletos

Caneta e papel ainda fazem parte da comunicação em sua empresa? Há algo errado acontecendo! Com tudo que a tecnologia pode proporcionar hoje em dia para melhorar o desempenho no trabalho, arriscar-se a promover uma verdadeira disfunção burocrática em sua empresa não vale a pena. Procure ferramentas de comunicação e compartilhamento de documentos baseadas na nuvem.

Não dar voz aos colaboradores

Um dos erros de comunicação empresarial mais comuns é não criar canais de comunicação interna e ferramentas de colaboração para a integração de equipes, disseminação da cultura da empresa e, principalmente, receber sugestões, ideias e projetos, que além de poder trazer iniciativas inovadoras para a empresa, sempre motivam as equipes.

Criar campanhas internas que não correspondem à realidade

Outro dos grandes erros de comunicação empresarial é gastar recursos e tempo em campanhas internas contra o desperdício, a favor da preservação do meio ambiente ou até mesmo de inclusão e diversidade quando, na realidade, a empresa não pratica esses valores tão importantes.

Não pesquisar adequadamente quem é seu público-alvo

Mais uma vez a tecnologia em nuvem pode auxiliar muito na comunicação das empresas. Quem quer fazer uma pesquisa sobre seu público, mas não tem orçamento suficiente para contratar um instituto de pesquisas, pode usar soluções como o Surveymonky ou mesmo o Google Forms.

Não transmitir adequadamente seu posicionamento

Afinal, o que sua empresa faz? Qual o benefício que oferece a seus clientes? Para ocupar um lugar claro na mente e nos corações de seu público, é preciso saber como seu negócio resolve um problema para eles, para que possam reconhecer sua marca como a melhor resposta, quando esta necessidade surgir.

Não diversificar os canais de comunicação

Mídias de massa, como televisão e anúncios em revistas, podem ser caros e ineficientes. Muitas empresas esquecem das mídias sociais, dos blogs e das técnicas de marketing de conteúdo. Verifique se sua empresa não está cometendo este erro!

Usar o gosto pessoal do dono ou diretor

Pode parecer incrível, mas este é outro dos erros de comunicação nas empresas que ainda ocorrem com frequência. Mudar cores de sites, frases em anúncios ou fotografias de e-mail marketing por puro “achismo” não pode acontecer. Confie nos profissionais da área ou faça pesquisas e testes A/B.

Não usar designers e redatores profissionais

Se sua empresa precisa de um prédio novo, contrata um engenheiro, se necessita de exames admissionais de saúde, chama um médico, se quer reforçar a segurança, utiliza uma empresa especializada. Por que, na hora de fazer suas campanhas de comunicação, algumas empresas insistem em fazer internamente ou improvisar?

Com a possibilidade de usar o crowdsourcing e sites de concorrência criativa, nem o custo é mais desculpa para isso!

Depois destas dicas, acreditamos que será possível evitar erros de comunicação empresarial que, às vezes, nem todos percebem que estão cometendo. Fique atento e comunique-se melhor, tanto interna como externamente!

 

Fonte: blog.wedologos.com.br