SEO local: o que é e como fazer com que sua empresa seja localizada por quem faz buscas na região

Confira essas dicas:

1. Otimize seu site

Para começar, recomendo que utilize a ferramenta Análise de Sites, que ajudará você a verificar o desempenho do seu site e SEO.

Pensando no posicionamento local, considere realizar as ações abaixo:

  • Criar uma página de contato com endereço e telefone. Inclua todos, caso tenha mais de uma estabelecimento.
  • Tornar possível para dispositivos móveis clicar no número para realizar uma chamada direta.
  • Adicionar um mapa com sua localização.
  • Adicionar depoimentos, pois transmitem relevância social e mais credibilidade.
  • Se o interesse for posicionar para uma cidade específica, inclua no título e na descrição da página o nome da cidade. Por exemplo: Clínica Sorriso, os melhores dentistas de São Paulo.

2. Produza conteúdo local

A construção de autoridade é fundamental para qualquer negócio.

Crie um blog e desenvolva conteúdos locais que ajudem as pessoas. Não fale sobre o seu produto ou serviço, mas sobre assuntos que sejam relevantes para sua persona, que vão ao encontro de suas dores e necessidades.

Dicas importantes:

  • Utilize o seu domínio para se beneficiar do SEO. Por exemplo: www.seusite.com.br/blog.
  • Inclua nos seus posts o nome de sua cidade e vizinhas, além de termos geralmente utilizados.
  • Inclua notícias e acontecimentos locais, trazendo informações úteis à sua audiência.
  • Patrocine eventos locais, times ou organizações e escreva sobre eles.
  • Entreviste ou convide especialistas locais para escrever em seu blog.

Dica: Seja original e produza conteúdo relevante e novo. Não copie publicações na íntegra de outros sites, pois isso poderá comprometer seu SEO devido ao conteúdo duplicado.

3. Crie o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e essencial em uma estratégia de SEO local.

Ao se cadastrar você irá melhorar seu posicionamento e terá um perfil detalhado sendo apresentado às pessoas que realizarem uma pesquisa:

4. Assuma seus perfis online

O site não é a única alternativa para quem quer ter um posicionamento local. Esteja presente nas principais redes sociais e plataformas de avaliação.

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Segundo o próprio Facebook, são 102 milhões de brasileiros que se conectam na rede todos os meses.

Google

O Google ainda reina de forma suprema com suas 7,6 bilhões de buscas. Quando relacionamos as pesquisas locais, o 3-pack do Google apresenta os sites e avaliações correspondentes.

TripAdivisor

O TripAdivisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Possui mais de 32 milhões de membros e mais de 100 milhões de comentários e opiniões sobre hotéis, restaurantes, atrações e outros negócios relacionados a viagens.

Foursquare

O Foursquare é um aplicativo que usa as suas informações de geolocalização para ajudar você a descobrir novas experiências de consumo, recomendando lugares interessantes como bares e restaurantes em qualquer parte do mundo.

Possui 60 milhões de usuários cadastrados e destes, mais de 50 milhões realizam atividades mensalmente.

 

Fonte: resultadosdigitais.com.br