Há dois anos o Instagram não é mais o mesmo, e não usa mais a ordem cronológica.

Hoje em dia, com a mudança de algorítmo a ferramenta possui diversas formas de analisar se o post deve ou não ser considerado como relevante e ser mostrado como prioridade para os seus seguidores. Saiba que é muito importante que você receba engajamento nas primeiras horas da sua publicação, pois isso se torna determinante para o engajamento das suas futuras postagens. Mas, como eu posso descobrir quais os melhores horários para realizar as minhas postagens?

Se você está na dúvida de quais os melhores horários, nós temos algumas dicas importantes que vão te ajudar a resolver isso.

Saiba com quem você está falando;

Não podemos dizer que o melhor horário, é o “x” ou o “y”, por exemplo. Pois isso tudo depende do nicho de mercado que você trabalho. Você terá que analisar os hábitos dos seus seguidores cuidadosamente.

Por exemplo: o horário de um Instagram direcionado para o público de gastronomia, é completamente diferente de um que conversa com o público fitness. Os seguidores “gastronômicos”, em sua grande maioria são mulheres, com uma porcentagem maior de donas de casa, e que podem estar mais online logo após o almoço, no início da tarde. O que não se aplicaria ao nicho fitness, que tem seu horário baseado em outros comportamentos. Acredite: essa informação será totalmente determinante para definir o crescimento do engajamento do seu perfil no Instagram.

Fique atento a localização dos seus seguidores;

É muito importante que você descubra quais são as regiões, cidades e países com os quais está se relacionando em sua conta no aplicativo. Ou seja: onde estão seus seguidores! Mas, como eu posso descobrir isso? Com o próprio Instagram for business, que te dá a localização dos seus seguidores, o gênero, a idade e, inclusive, quando eles estão mais ativos no Instagram.

Importante: Fique de olho no horário de verão e no horário comercial da cidade, de acordo com a localização.

Vídeos em horário comercial? NÃO;

Se estivermos falando de vídeos, em que as pessoas precisam gastar mais tempo assistindo e, muitas vezes, ativar o som, devemos saber que eles não podem ser postados em horários comerciais (na realidade quase nada é adequado neste período). Os usuários tendem a assistir esse tipo de conteúdo quando estão menos ocupados, o que significa, quase sempre, quando estão em casa.

Aposte nos finais de semana;

É comum vermos por aí que os finais de semana são os piores dias para postagem, e que o nível de engajamento é relativamente baixo. Mas, acredite: se o seu objetivo é ganhar seguidores qualificados no instagram você deve apostar cada vez mais nos finais de semana, pois nem sempre essas datas são ruins. Uma prova disso são empresas B2C (Business to Consumer, empresas que vendem diretamente para o consumidor final) tenham mais sucesso aos sábados e domingos, já que o cliente usual das B2C costuma gastar o tempo de lazer para pesquisar e realizar compras.

Já as empresas B2B (Business to business, empresas que vendem para outras empresas) não tem o mesmo sucesso. Pois a maioria dos clientes (que são empresas) funcionam em horário comercial e em dias úteis.

 

 

Fonte: https://marketingdeconteudo.com/