O que é venda?

A grande diferença entre marketing e venda é que o marketing vai plantar a semente, vai gerar o desejo e fazer a motivação para que o setor comercial, de venda, tenha mais facilidade para vender.

Marketing e Venda devem caminhar juntos

O marketing vai gerar e entregar os leads (pessoas qualificadas, que já querem comprar) para o setor comercial vender.

É por isso que a boa relação entre os dois setores dentro de uma empresa é essencial.

Pedro destaca que algumas pessoas ainda acham que marketing e venda não podem trabalhar juntos. Mas é justamente o oposto. “Pelo contrário, eles devem trabalhar de mãos dadas”, diz Pedro.

É comum ver “várias empresas dentro de uma mesma empresa”. Por exemplo, quando o setor de RH não fala com o comercial, o comercial não fala com o marketing, e por aí vai.

“Tem que estar junto, colado, porque o marketing faz a parte estratégica e o setor de venda finaliza.”

Mas, primeiro de tudo, é preciso pensar em marketing. Independentemente de ser o digital.

Marketing é a capacidade de atrair consumidores em potencial, por meio de relacionamentos, produtos e serviços memoráveis, e convertê-los em clientes fiéis da marca.

Essa conversão, no final de tudo, é o momento da venda. Mas, antes, é preciso atrair e relacionar. O marketing digital propicia essa vantagem.

Hoje, com as estratégias digitais, atrair ficou mais barato e mais fácil de mensurar. “O alcance é maior e é uma segmentação mais nichada.”

O recomendado é aprender marketing primeiro, e depois as estratégias digitais.

Ferramentas digitais

Hoje há uma infinidade de ferramentas digitais disponíveis para o empreendedor, gratuitas ou pagas. Antes de entender qual a melhor ferramenta para você, é preciso entender o seu público e focar em um nicho de mercado.

“Uma vez que você consegue atuar em um segmento de mercado específico e consegue dominar completamente seu público-alvo e sua persona, aí sim você vai pensar em ferramenta.”

É fundamental conhecer e utilizar essas ferramentas digitais. Mas, antes de tudo, é preciso dominar o processo de atrair, relacionar e converter.

Instagram Shopping. Com ela é possível vender diretamente a partir da rede social.

A importância de nichar

“Vender tudo para todo mundo pode ser até uma estratégia que funcione. Mas pelo que eu vejo do mercado, você acaba se enrolando e vendendo nada ou muito pouca coisa, para ninguém.”

Essa estratégia de abranger muitos públicos pode pesar, inclusive, no orçamento de marketing. O mais indicado, é escolher um nicho de mercado e virar uma autoridade naquele nicho.

público-alvo é quando você desenha todo o seu público. Só que há nichos dentro desse público-alvo que são mais específicos.

“Faça o alvo do público. Desenhe um alvo, com aquelas camadas, e no centro você coloca o público mais específico. Quanto mais afastada do centro a camada do público, menos recursos você vai usar. Seus recursos vão ser mais direcionados para o centro.”

 

 

Fonte: eusouempreendedor.com