Tratar bem um cliente está longe de ser uma dica, pois deve ser um hábito de todos que atuam na empresa.
Manter sempre o preço baixo também não é a melhor estratégia, pois pode trazer impactos financeiros em sua empresa a longo prazo. Então, como fazer para que o cliente possa comprar sempre de você?
Entender quem é o seu cliente, onde ele está e o que ele quer é a primeira coisa que você precisa fazer. Não adianta tentar vender picolé para quem quer gelatto ou lindos sapatos em couro para o público vegano.
Outro ponto é acertar na comunicação. A linguagem visual deve estar de acordo com o seu tipo de público. Caso contrário, ao invés de atraí-lo e fideliza-lo, irá espanta-lo!
Se você atua na área de serviços ou em alguns setores do comércio, você consegue saber qual é a dor do seu cliente, ou seja, o que motiva o seu cliente a procura-lo como um fornecedor. Sabendo disso, é possível antecipar-se com uma solução inteligente sobre essa dor que ele sente.
Ações de marketing pontuais e planejadas é outro acerto. Não é interessante que no desespero você apenas abaixe o preço para sair a frente da concorrência. Isso pode funcionar por um curto período, mas a longo prazo, é interessante que a empresa crie um relacionamento com o cliente. Sugerimos o envio de materiais como e-mail marketing ou mala direta para manter esse contato com o cliente.
Trabalhe sempre o pós-venda para ter o feedback do serviço ou produto para saber se supriu as expectativas em relação a qualidade, beleza, durabilidade, enfim, se o que você ofereceu estava dentro do esperado.
Com essas informações em mãos fica muito mais fácil você criar meios de fidelizar o cliente.
5 dicas infalíveis para fidelizar seu cliente
- Entenda quem é o seu cliente;
- Saiba como se comunicar com ele;
- Entenda a dor dele;
- Crie um relacionamento com ele;
- Trabalhe o pós-venda.
Fonte: www.graficacartex.com.br