O WhatsApp dá os primeiros passos para mudar a forma como pessoas conversam com empresas a partir da plataforma de bate-papo.

Em testes desde o ano passado, o WhatsApp Business vem chamando a atenção de companhias e do grande público porque deve chegar ao Brasil dentro de um mês. A seguir, você confere perguntas e respostas sobre o novo aplicativo voltado para negócios. Os tópicos reúnem informações sobre as principais funções, requisitos e modalidades de uso do app de mensagens.

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do famoso mensageiro voltada para a comunicação entre empresas de pequeno ou médio porte e seus clientes. A ideia é facilitar a comunicação entre as duas partes, além de torná-la mais segura, uma vez que o cliente terá certeza de que está interagindo com um perfil profissional.

Segundo o escritório do WhatsApp no país, os profissionais que participam do programa de MEI (Microempreendedor Individual) também poderão criar perfis Business.

O serviço também permitirá ao dono da conta Business acompanhar estatísticas sobre as mensagens lidas pelos consumidores, para determinar quais estratégias de comunicação funcionam. Por enquanto, o serviço é totalmente gratuito, mas o WhatsApp admite que, no fututo, poderá cobrar por funções adicionais.

É preciso baixar um novo aplicativo para usar as ferramentas empresariais?

Depende. Pessoas físicas não precisam baixar um novo app. O WhatsApp atual, que todo mundo tem instalado no celular, será suficiente para entrar em contato com perfis empresariais.

Responsáveis por empresas deverão baixar o aplicativo WhatsApp Business. Para que o estabelecimento possa entrar em contato com o cliente, é necessário que a pessoa física forneça o número de celular ou que tenha voluntariamente acionado primeiro a empresa por meio do app.

Quais são as informações que o perfil empresarial pode exibir?

Por enquanto, sabe-se que o WhatsApp Business permite exibir ao cliente informações como descrição do negócio, endereço de e-mail, endereço físico e site oficial. Ainda não se tem informações se haverá detalhes mais completos, como horário de funcionamento e preço, informações que estão disponíveis em páginas de empresas no Facebook e no Google.

O WhatsApp Business permite chatbot?

Sim. De acordo com informações do próprio mensageiro, será possível programar os seguintes contatos automáticos:

  • Respostas rápidas para perguntas frequentes
  • Saudações apresentando a empresa em questão
  • Avisos caso o estabelecimento esteja fora do horário de atendimento

Fonte: www.techtudo.com.br