No começo do ano o Whatsapp anunciou o lançamento da sua versão para negócios, o Whatsapp Business.
Agora, oito meses depois, a empresa dá sinais de que a empreitada vai bem e só tende a crescer: eles anunciaram no dia 1º de Agosto a criação de uma API que visa facilitar a inclusão do aplicativo entre os canais de comunicação oficial das empresas.
API, para aqueles que não são da área da tecnologia, vem do acrônimo inglês Application Programming Interface, que nada mais é do que um tipo de “ponte” que facilita a transmissão de dados entre sistemas e, consequentemente, empresas.
Focado em empresas de médio e grande porte, a API do WhatsApp Business irá permitir:
- Fácil acesso a informações transacionais como, por exemplo, cartões de embarque, acompanhamento de pedidos online e a confirmação de transações.
- O uso do Whatsapp como um canal de atendimento comercial. Assim como no caso do Facebook Messenger, as empresas poderão adicionar um botão que leve os usuários diretamente à uma janela de conversa com informações pré-programadas.
Até então, as empresas precisavam criar um link com a ajuda desse tutorial do blog do WhatsApp para facilitar esse diálogo e não conseguiam transmitir dados transacionais de maneira automática.
Com a API, a divulgação do número do Whatsapp empresarial será mais fácil e poderá ser incluída diretamente em anúncios do Facebook.
Apesar da novidade, a empresa esclarece que o foco é e sempre será na boa experiência do usuário. Por conta disso, é o cliente quem deve iniciar o diálogo e, sempre que ele quiser, poderá bloquear as empresas que considera inconvenientes.
As empresas que tiveram interesse em utilizar a API do Whatsapp Business devem se aplicar através deste formulário do Facebook.
Ainda assim, é importante lembrar que o uso dessa funcionalidade pode ter custos. De acordo com o Whatsapp, as empresas não devem enviar mensagens de cunho promocional e terão apenas 24 horas para responder as mensagens dos clientes sem pagar nada por isso.
Outra novidade é que agora o Facebook irá vincular anúncios de empresas que estão no WhatsApp. Essa novidade permite que empresas comprem anúncios para direcionar o público-alvo da empresa para um bate-papo direto no WhatsApp.
Conte para nós o que achou das novidades da ferramenta nos comentários!
Fonte: marketingdeconteudo.com