Temos sempre que praticar boas ações. Gentilezas precisam estar incorporadas no nosso dia a dia. No trabalho, em especial no atendimento ao cliente, pequenas gentilezas geram rentabilidade para o seu negócio.

Para facilitar o entendimento, quero mencionar alguns exemplos:

Se uma cliente entra na sua loja e está segurando uma criança, ou está com uma criança muito agitada, ofereça sua ajuda. Pergunte se pode segurar a criança, tente distraí-la e brinque com ela, a fim de que sua cliente possa ver os produtos da sua loja. Se um cliente entra no seu estabelecimento e você percebe que ele está tentando fazer uma ligação do celular e não consegue, ofereça o telefone do seu estabelecimento.

A cliente comentou que vai fazer uma cirurgia? Ligue para ela, pergunte se está tudo bem e se ela já se recuperou.Indique algum outro estabelecimento caso você não tenha o produto ou serviço que o cliente procura. Se um cliente está dentro do seu estabelecimento e precisa ir para um lugar que não conhece, pesquise o endereço no Google para ele.

Chame um táxi para o cliente sempre que ele precisar. Tenha sempre um guarda-chuva à disposição para que, em dias de chuva, você possa auxiliar o seu cliente a sair do carro.

Procure sempre ajudar o cliente. Para a maioria deles, o atendimento comum (rápido, eficiente e simpático) é considerado uma obrigação básica. O que realmente chama a atenção dos clientes, segundo David Freemantle, é essa atenção extra, o que muito os agrada.

Por Vanessa Urbini, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Pós graduada em Marketing e Vendas. 

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