Está buscando formas de alavancar as conversões da sua empresa, mas não sabe como estruturar uma estratégia sólida e eficiente? Saiba que estar em destaque na página do Google e aumentar a taxa de retorno sobre investimento (ROI) são apenas alguns dos benefícios do Google Ads.

A ferramenta de anúncios do Google é indicada para diversos modelos de empresas que lidam com conversões, contratação de serviços ou venda de produtos.

Se o seu objetivo é se destacar e aumentar a lucratividade, continue lendo este artigo e descubra como o Google Ads pode ajudar a sua empresa.

O que é o Google Ads?

Mesmo após a mudança de nome em 2018, o Google Ads ainda pode ser chamado de Google Adwords e é a plataforma de anúncios online do Google.

Os anúncios do Google Ads são exibidos na página de pesquisa do Google, e para isso precisam ter relevância. Um anúncio relevante precisa ter relação com a palavra-chave digitada pelo usuário na busca e também precisa ter relação direta com o que está sendo oferecido.

Ou seja, se o seu anúncio não tem nenhuma relação com o seu público-alvo ou com o que você oferece com o seu site, ele não terá boas exibições ou retorno.

Os anúncios também podem ser relacionados ao Google AdSense, ferramenta que exibe publicidade em sites e oferece monetização em troca. Esses anúncios são banners, pop-ups e vídeos que encontramos ao acessar alguns blogs e portais.

Entre outras ferramentas do Google para anúncios, temos a Rede de Display (para anúncios gráficos), o YouTube Ads e os anúncios de venda no Google Shopping. O uso de cada um irá depender da sua estratégia de marketing.

Os 19 principais benefícios do Google Ads

Agora que você já sabe o que é o Google Ads e o básico sobre o seu funcionamento, vamos explicar quais são os benefícios do Google Ads para a sua estratégia de marketing.

1. Permite que sua empresa seja encontrada

O Google Ads pode ser um grande aliado na hora de colocar a sua empresa no mundo digital. Com os anúncios você pode alcançar mais pessoas que correspondam ao perfil do seu público-alvo, melhorando a sua base de leads.

2. Atinge clientes na sua região de atuação

Os anúncios podem ser configurados por localização geográfica. Sendo assim, se você trabalha localmente com um produto ou serviço, pode exibir esses anúncios somente para pessoas que estão em um determinado raio de distância da sua empresa.

3. É facilmente mensurável e pode analisar tudo

Todas as ferramentas do Google são voltadas para facilitar o acompanhamento e mensuração de resultados. E com o Google Ads isso não poderia ser diferente.

Ao acessar o painel de controle, fica fácil visualizar se as campanhas estão tendo um bom ROI (Retorno do Investimento), ou não. Assim, fica mais fácil adequar as campanhas às suas estratégias.

4. É uma plataforma de marketing muito flexível

É possível integrar o Google Ads a diferentes estratégias com muita facilidade, já que ele é uma das ferramentas mais flexíveis para criação de anúncios. Alguns benefícios do Google Ads nesse sentido são:

  • Segmentação de público;
  • Especificação de correspondência de palavras-chave;
  • Extensão de anúncios para exibir imagens, números de telefone, links, localização ou até mesmo um pop-up de bate-papo;
  • Restrição de público-alvo por localização, hora do dia, idioma, navegador, tipo de dispositivo (mobile ou desktop), etc.;
  • Acesso à rede de parceiros Google (Gmail, YouTube, etc.).

5. Pode resultar em um ROI elevado

Analisar o ROI é uma das formas de identificar se o seu anúncio está tendo retorno, tanto na meta de acessos, como nas conversões. Assim, o valor por clique do anúncio pode se pagar e a sua empresa passa a lucrar com a estratégia.

6. Entrega resultados rápidos e transparentes

Os resultados da estratégia de campanha podem ser mensurados em pouquíssimo tempo. Em questão de horas já é possível identificar como ele está sendo recebido pelos usuários e se está alcançando o seu público-alvo.

Um dos maiores benefícios do Google Ads é justamente o painel de acompanhamento em tempo real, garantindo a melhor precisão de análise dos dados.

7. É mais rápido e fácil que o SEO

Formular uma estratégia de tráfego orgânico leva tempo para trazer resultados, coisa que não acontece com o Google Ads. Porém, a melhor estratégia ainda é utilizar SEO e anúncios em conjunto, e não um em detrimento do outro.

8. Total controle sobre o orçamento

Com toda a flexibilidade para a criação de anúncios, mais um dos benefícios do Google Ads é o controle do orçamento destinado aos anúncios. Assim, é possível configurar o valor máximo por clique, definição de orçamento diário e quanto você quer investir por mês.

Se as campanhas estão com menos retorno, também é possível ajustar os valores e diminuir os gastos.

9. Ajuda a vencer a concorrência

O Google Ads deixa a sua empresa em evidência aos usuários e isso pode ser crucial para te destacar entre a concorrência. Com a estratégia certa, é possível identificar quais palavras-chave são boas oportunidades para você utilizar e como os seus concorrentes estão utilizando-as.

10. Ajuda a construir o reconhecimento de sua marca

Quem não é visto não é lembrado, e o Google Ads ajuda a sua empresa a ser vista por milhares de pessoas por dia. Muito além de anúncios para vendas e geração de leads, os benefícios do Google Ads incluem a possibilidade de estratégias de branding, impactando positivamente na sua marca.

11. Pode gerar leads em grande escala

Um dos maiores benefícios do Google Ads é que ele é uma plataforma escalável. Ou seja, quanto mais você investe em anúncios, mais leads poderão ser gerados, aumentando também a lucratividade.

Se a sua empresa precisa de muitos leads em pouco tempo, o Google Ads pode ser a solução.

12. Pode reforçar suas outras estratégias de marketing

A melhor maneira de utilizar o Google Ads é como um reforço das suas estratégias de marketing. Além da otimização SEO, pode ser uma boa escolha para utilizar com o remarketing, segmentando pessoas que possam ter interesse no seu produto ou serviço.

13. O Google Ads domina cada vez mais as SERPs

As SERPs (Search Engine Results Page) são as páginas do Google com os resultados de uma pesquisa, e cada vez mais os anúncios são maioria. Por ser uma grande fonte de renda para o buscador, os anúncios são exibidos em destaque, como os primeiros resultados de uma busca.

Ao investir no Google Ads, a sua empresa terá um espaço nessa área de destaque da SERP do Google.

14. Seus concorrentes estão usando o Google Ads

Uma coisa é certa: os seus concorrentes já utilizam o Google Ads. E para disputar esse espaço pela atenção do seu público-alvo, é preciso estruturar uma estratégia sólida, com investimentos e pesquisa de palavras-chave.

15. Influencie o público a comprar o tempo todo

Os seus anúncios precisam ser atrativos para se destacar. Se o seu produto ou serviço precisa de conversões, é necessário que os usuários sejam instigados a conhecer a sua marca e finalizar a compra.

16. Programe anúncios para alcançar o público no momento certo

Com a possibilidade de programar horários e a localização, você pode identificar quais são os melhores horários para chamar a atenção do seu público. Assim como o horário é importante no planejamento de redes sociais, também pode ajudar a impactar mais pessoas por meio dos anúncios.

17. Aumente a visibilidade de anúncios para audiências qualificadas

Entre os muitos benefícios do Google Ads, a função “custo aprimorado por clique” merece destaque. Esse recurso possibilita a análise automática do seu público-alvo e quais pessoas são mais propensas a se interessar pelo seu produto ou serviço.

Dessa forma, você irá alcançar leads qualificados, que têm mais chances de entrar no seu site e finalizar uma compra.

18. Vínculo entre as contas de Google Ads e Google Analytics

Uma ótima forma de otimizar a análise de perfil do seu público-alvo é integrando o Google Ads ao Google Analytics. As métricas do Google Analytics oferecem informações ricas sobre quem acessa o seu site ou quem já é fidelizado e costuma comprar sempre da sua empresa.

Assim, é ainda mais fácil definir a estratégia de anúncios e integrá-la às outras estratégias de marketing.

19. Concorra de igual para igual com grandes marcas

Ao colocar em prática estratégias bem estruturas de Google Ads, SEO e outros, a sua empresa pode concorrer com grandes marcas pela atenção dos usuários. Coloque em prática hoje mesmo os benefícios do Google Ads e esteja no topo dos resultados e de vendas.

 

 

 

Fonte: https://www.iugu.com/