Tendência em todo o mundo, o e-commerce ganha cada vez mais força no Brasil. Tanto para os consumidores, que perdem os receios de comprarem itens de consumo por este meio, quanto empreendedores, que enxergam neste nicho um grande, atrativo e promissor mercado. No entanto, assim como em toda atividade empreendedora, ficar atento a diversos quesitos é o diferencial para o negócio ter sucesso.

Segundo dados da E-bit, o e-commerce cresceu 24% em 2014 e movimentou R$ 35,8 bilhões. Foram mais de 51,5 milhões de consumidores únicos e mais de 103,4 milhões de pedidos realizados. O tíquete média, segundo a empresa, foi de R$ 347,00. Black Friday e Copa do Mundo foram dois eventos que ajudaram a potencializar os números.

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios, elenca três características importantes para o empreendedor evitar riscos e ter sucesso operando neste meio tão promissor:

– Plano de negócio, vital para qualquer circunstância: um dos principais erros é que alguns empreendedores acreditam que devido o negócio ser online não há importância de ter um plano de negócios específico. Ao começar (ou mesmo dar continuidade) a um negócio, contar com este item primordial pode auxiliar o negócio a conquistar o tão famoso ponto de equilíbrio.

– Proatividade: mesmo com uma clientela formada, é muito importante que o empreendedor saia da zona de conforto e tente ao máximo expor seus produtos. Além de potencializar os resultados, ampliam-se os contatos com o maior patrimônio de qualquer negócio: o consumidor final.

– Sempre investir em melhorias: mesmo que o canal esteja ‘perfeito’, para o sucesso do negócio, é importante que o empreendedor fique atento aos concorrentes, mercado e saiba o que há de novo no segmento que atua. Investir em conhecimento, seja por meio de novos canais, consultorias, produtos, entre outros, é sempre o melhor caminho para manter a empresa consolidada no mercado que atua.

Por Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios.

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