O Instagram é, atualmente, uma das principais redes sociais e pode gerar resultados muito positivos para os seus esforços de marketing digital. Saiba quais as principais tendências para a rede em 2018 e otimize sua estratégia!

O crescimento acelerado do Instagram é um dos fatores que mais impressionam entre as redes sociais atualmente.

A rede conta atualmente com 800 milhões de usuários em todo o mundo e, no Brasil, 80,2% das marcas investem na rede, segundo a Social Media Trends 2018.

O aumento no uso, tanto por parte dos usuários quanto das empresas, faz com que muitos apostem que ela será a grande rede de sucesso dos próximos anos, desbancando até mesmo seu grande irmão, o Facebook.

Cada vez mais investindo em novos recursos e novos formatos de anúncio, a rede vem promovendo uma maior proximidade entre seguidores e também o engajamento deles com as marcas. De fato, o Instagram atualmente é a rede social com mais engajamento.

Pensando em tudo isso, a Quintly elaborou um White Paper com as maiores tendências do Instagram para 2018 para auxiliar você em seu planejamento para a rede e obter ainda mais resultados.

Extraímos os maiores insights do relatório para você, mas não deixe de conferir o conteúdo completo neste link.

Vamos lá?

O futuro está no Stories

Inaugurado pelo Snapchat e disseminado por diversos canais atualmente — até o Google anunciou a incorporação do formato — as Histórias são uma das maiores tendências de redes sociais.

Rápido, efêmero e extremamente visual, o formato promoveu novas formas de se produzir e consumir conteúdo. Em contraste com as postagens tradicionais, os Stories são fáceis de consumir, não exigem muito do usuário e, ao mesmo tempo, geram muito engajamento.

O Instagram entende isso e investe cada vez mais em recursos para serem usados tanto pelos usuários quanto por produtores de conteúdo, como as enquetes e os gifs.

Além disso, a possibilidade de inserir links (para perfis acima de 10 mil seguidores ou anúncios), receber respostas dos seguidores e acompanhar as métricas de cada História é extremamente valioso para marcas.

Seus seguidores são seus produtores

É um fato que toda marca quer mais seguidores em seu perfil: isso aumenta o alcance, atrai novos seguidores, promove mais interações e potencializa a relevância do seu perfil.

Mas você já parou para pensar que seus seguidores não são apenas números?

Nós já falamos várias vezes aqui sobre a importância do conteúdo produzido pelo usuário: nada mais é do que usar as postagens de seus seguidores como material para o Instagram da sua marca.

Essa estratégia tem diversos pontos positivos:

  • funcionam como prova social;
  • mostra seus seguidores como defensores da sua marca;
  • aproxima o contato entre seguidores e perfil;
  • aumenta o engajamento das postagens.

E, pra completar, ainda tem o grande benefício dessa estratégia ter um custo zero de investimento, ou seja: produção de conteúdo de valor com o mínimo de esforço!

Novas influências no Instagram

No Instagram, os influenciadores digitais são muito fortes. O marketing de influência vem ganhando forma cada vez maior, porém também está sendo remodelado.

Se antes a aposta era investir em grandes celebridades digitais, hoje cada vez mais as marcas percebem a importância de fazer parceria com microinfluenciadores. São pessoas que tem menos alcance total, mas que dialogam mais fortemente com um público específico — justamente o púbico necessário que a marca precisa direcionar seus esforços.

Isso é muito valiosos, já que a influência nesses pequenos nichos é ainda maior, aumentando a sensação de proximidade e tendo maior credibilidade de prova social.

Esteja em tempo real

Até 2020, mais de 80% do tráfego online será gerado por vídeos. Pode parecer muito, mas a facilidade cada vez maior de se consumir vídeos e a acessibilidade desse tipo de conteúdo são atrativos muito fortes.

Prova disso é que cada vez mais canais investem em vídeos nativos e o YouTube não para de crescer.

Nas redes sociais, vemos a produção audiovisual sendo cada vez mais valorizada. Ela aproxima marcas e público, torna a comunicação mais fácil para todos e ainda tem o grande diferencial de permitir um contato mais próximo com a geração Z.

Um dos formatos de vídeo que apresenta maior crescimento são os vídeos ao vivo, justamente por representarem tudo que apresentamos anteriormente, mas com uma autenticidade ainda maior — afinal de contas, não há edição.

No Instagram isso deve ser usado de forma estratégica pelas marcas. Seus seguidores recebem uma notificação toda vez que você inicia um vídeo ao vivo. Ou seja: é uma ótima forma de estar sempre presente por ali. Mas atenção: não sature seus seguidores com lives exaustivas e em todos os momentos. Estratégia é a palavra-chave aqui.

Além disso, nesse ano a rede anunciou que agora é possível fazer lives conjuntas, o que aumenta ainda mais o alcance e a possibilidade de impactar mais pessoas.

Vitrine e canal de vendas

Muitas marcas já usam o Instagram como vitrine de seus produtos, já que a rede tem um grande apelo visual. Além disso, já são feitas vendas por lá.

No entanto, existe um forte indicativo que a rede vai profissionalizar ainda mais. Toda a rede do Facebook já vem mostrando indicativos de tornar-se um canal confiável para marcas realizarem trocas comerciais — prova disso são os anúncios do WhatsApp Business e do Facebook Marketplace no Brasil.

Nos EUA, o Instagram já testa (em versão beta) uma integração com o Shopify que permite realizações de compras dentro do próprio aplicativo. Com o Pinterest já oferecendo essa possibilidade, a segunda maior rede social do mundo não quer ficar para trás. Portanto, podemos esperar novidades relacionadas ao assunto nos próximos meses.

Filtros podem potencializar seus resultados

Realidade aumentada parece um assunto de outro mundo, totalmente futurístico, não é mesmo?

Na verdade, ela está presente no nosso uso diário das redes sociais traduzidas pelos filtros em tempo real que podem ser aplicados, alterando a imagem.

Mas engana-se quem pensa que isso é só uma forma divertida de se comunicar. O Instagram Stories, seguindo mais uma vez os moldes do Snapchat, está trazendo os filtros locais, temporais e temáticos.

A tendência é que esses filtros sejam cada vez mais acessíveis para as marcas produzirem, o que traz resultados positivos para o branding e ainda possibilita que você faça campanhas envolvendo seus seguidores.

 

Fonte: marketingdeconteudo.com