O Sistema de inteligência de marketing é composto por informações diárias sobre as alterações no ambiente de marketing da empresa. Deve determinar o tipo de inteligência (método) necessário, coletar essas  informações por meio de pesquisas no ambiente e repassá-las aos gerentes para que o processo de planejamento de mercado se efetive eficazmente. O Sistema de Inteligência de Marketing pode utilizar de muitas fontes, tais como:

– pessoal interno (memória de marketing)

– clipping

– compra de informações de agências de pesquisa (participação no mercado, preços de varejo, marcas mais comercializadas etc.);

– coleta de informações a partir de:

  • entrevistas de seleção com empregados dos concorrentes;
  • pessoas que fazem negócio com os concorrentes (clientes e fornecedores);
  • publicações e documentos públicos;
  • observações diretas dos concorrentes, através, por exemplo, de análise do ambiente físico, dos produtos/serviços ou do uso da metodologia do cliente oculto.

Inteligência de marketing é algo que pode funcionar em duas direções. Assim sendo, uma empresa deve tomar medidas para proteger a si mesma da inteligência dos concorrentes.

Fonte: Marketingfuturo.com

Foto: Divulgação.