Durante muito tempo, as estratégias de marketing de mídia social têm se centrado no crescimento e na atração de mais audiência para os mais diversos canais.

Afinal de contas, de nada adianta produzir o melhor conteúdo do mundo, se ninguém tiver acesso a ele. Isso seria um grande desperdício para a sua marca, como um grito no vazio.

Dito isso, porém, é preciso fazer mais do que apenas trazer o maior número possível de seguidores para seus canais. As chamadas “métricas de vaidade“, como o número de seguidores, não representam todo o potencial que você pode alcançar no marketing nas redes sociais.

Conforme empresas como Facebook e Twitter continuam a valorizar o engajamento da audiência, em vez de apenas o seu tamanho, as marcas, em 2021, devem mudar seu foco para promover experiências que potencializem a taxa de engajamento.

Neste artigo, veremos que um grande número de seguidores e um alto engajamento nem sempre são sinônimos. Além disso, falaremos sobre o que você pode fazer para extrair o máximo de valor possível do público que você construiu com a sua abordagem.

A crescente importância do engajamento

Imagine por um momento que você é um artista, tal qual um comediante stand-up.

Você prefere se apresentar diante de um estádio cheio de pessoas distraídas e desinteressadas em suas piadas, ou performar diante de uma plateia de tamanho médio, mas que demonstra entusiasmo e acompanha cada uma das suas palavras?

Enquanto a apresentação diante de uma multidão maciça tem seus benefícios, a performance diante de uma audiência receptiva e engajada com certeza será uma experiência muito mais gratificante.

O mesmo conceito se aplica a seus canais de mídia social. Na verdade, podemos dizer que o conceito é ainda mais adequado nesse ambiente, dado que as redes sociais, por meio de seus algoritmos de ranqueamento, estão cada vez menos preocupadas com o tamanho do público, dando muito mais importância para o engajamento dos seguidores.

Já se foram os dias em que você poderia publicar um post e simplesmente confiar que a maioria de seus seguidores iriam vê-lo.

Hoje, mesmo um post publicado em uma página com dezenas de milhares de seguidores pode ser mostrado a apenas uma pequena fração desses usuários.

Isso acontece quando o conteúdo não gera engajamento suficiente e, assim, não é visto como digno de promoção pelos algoritmos da plataforma.

Por exemplo, digamos que você publique um post para um público de 100 mil pessoas que não geram muito engajamento por meio de likes, comentários, cliques e outras ações.

Nesse caso, seu post pode ser visto apenas por alguns milhares de pessoas, independentemente do tamanho da sua lista de seguidores.

Agora, considere um post publicado para um público de 20 mil seguidores que têm o costume de engajar com seus conteúdos.

Nesse segundo cenário, é muito mais provável que o post seja considerado um conteúdo valioso e, portanto, exibido a uma porcentagem maior de seus seguidores.

Em outras palavras, uma marca que publica conteúdo valioso e envolvente para um público de 20 mil seguidores tem a probabilidade de, no fim das contas, realmente alcançar um número maior de pessoas do que uma marca que conta com cinco vezes mais seguidores, mas que produz conteúdos desinteressante.

E isso não leva em conta o fato de que o engajamento na forma de comentários e compartilhamentos muitas vezes exibirá seu conteúdo para usuários que não seguem sua página, ajudando a expandir ainda mais seu alcance digital.

Mas a importância do engajamento não para por aí. Além de ajudar a garantir que seus posts sejam vistos pelo maior número possível de seguidores, o foco no conteúdo também é essencial para ajudar sua marca a obter mais valor das pessoas que visualizam seu conteúdo.

As visualizações, por si só, nem sempre se traduzem em receita. Em vez disso, quando falamos de marketing em redes sociais, o que melhor se traduz em ganhos é o conteúdo é visto por um público engajado, que vai dedicar tempo para digerir suas postagens e clicar nos links que você está promovendo.

Mais uma vez, colocar seu post no feed de dezenas de milhares de usuários não vai oferecer muito valor se eles não fizerem nada além de rolar a página para baixo.

Em vez disso, cultivar um público engajado e interessado no que você tem a dizer, por meio de conteúdo atraente, é uma abordagem muito melhor para garantir maior retorno sobre investimento.

 

FONTE: https://rockcontent.com/br