Por que Mix de Marketing é tão importante?

Os 4 Ps do marketing, para alguns, pode ser apenas mais uma lista, algo que pode ajudar, mas que não é tão essencial assim, exatamente por parecerem óbvios demais.

Só que esse mix é parte do sistema norteador de uma companhia, ele ajuda a definir, não apenas como vender mais, mas também a maneira de ser mais efetivo na conquista e manutenção dessa clientela.

É aquela velha questão: se todo mundo precisa beber água, por que algumas marcas vendem mais do que outras?

Por que algumas são tão mais caras? Por que as pessoas têm preferência de marca?

E a resposta está intimamente relacionada com a capacidade de cada uma delas em fazer com que o público esteja ciente dos seus diferenciais, do porquê da constituição desse valor.

Uma garrafa de água vendida em um engarrafamento pode acabar sendo percebida como item muito mais valioso do que se estivesse na prateleira de um mercado.

Assim como uma garrafa de uma fonte específica, com propriedades minerais únicas, acaba sendo um artigo diferenciado e, por isso, mais desejável a uma parcela do público.

E o conjunto desses Ps vão se alterando, se ajustando a cada uma dessas situações para que clientes e empresas possam se beneficiar.

Considerações

O fato é que nenhuma tentativa de se criar ferramentas e modelos que ajudem a fazer a gestão de uma marca devem ser descartadas.

Alguns falam de 4 Ps do marketing, outros de 7 Ps, mas o que deve permanecer é a necessidade de se focar as atenções no público, para cada vez mais cativar a clientela e fazê-los entender os benefícios e diferenciais de cada marca.

Para que essa disputa seja vencedora, é preciso estar constantemente atento às mudanças no entorno que podem influenciar as decisões da clientela, seja ela uma crise econômica, a entrada de novos competidores ou mesmo uma mudança de paradigma nas decisões de compra.

Com certeza, a empresa que não se dedica a estudar essas variáveis terá que contar com a sorte para poder atender ao dinamismo do mercado e estará fadada a somar muito mais fracassos do que vitórias.

Planejamento é um processo fundamental e os 4 Ps do marketing, independente da nomenclatura que você escolha, compõem um conceito de fácil acesso e entendimento, seja você marinheiro de primeira viagem ou um capitão dos sete mares.

Portanto, aposte nesses pilares para poder vender mais e com qualidade.

Fonte: marketingdeconteudo.com