Você conhece o poder das histórias? Pesquisas indicam que quanto mais real uma narrativa, mais os ouvintes se tornam empáticos. Por isso, investir em storytelling nas ações de vendas é fundamental e tem grande potencial de influência nas pessoas.

Por meio do impacto nas emoções e sentimentos, o storytelling pode criar uma conexão direta entre marca e cliente. Contar histórias pode influenciar na opinião sobre a marca ou até mesmo levar para a tomada de decisão.

Afinal, o que é e qual a importância do storytelling em vendas?

Storytelling é um termo em inglês formado pela junção de duas palavras: “story”, de história, e “telling” de contar. Significa, assim, contação de histórias. No ambiente corporativo, o storytelling consiste no desenvolvimento de uma boa narrativa para envolver e gerar empatia no cliente.

O storytelling apresenta as dores solucionadas pelo produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. Ou seja, ele agrega valor, tanto para o público quanto para sua marca.

É preciso estratégia para contar uma boa história e converter seu potencial cliente. Por meio de histórias reais, engraçadas e memoráveis, você pode:

  • Engajar seus clientes;
  • Criar conexão com seu público;
  • Trocar experiências;
  • Criar identificação;
  • Gerar uma imagem positiva da sua marca.

Cases de sucesso de aplicação do storytelling 

Para você se inspirar, confira três exemplos de empresas que obtiveram sucesso aplicando o storytelling na sua estratégia de marketing digital e vendas:

Airbnb: a empresa conta narrativas da vida de seus anfitriões para que os viajantes possam se interessar pelas experiências e sensações que podem vivenciar. Com a campanha Pertença a qualquer lugar, por exemplo, Airbnb conseguiu arrecadar mais de US$ 1 milhão para ajudar refugiados. 

Heineken: com uma campanha baseada em storytelling na Champions League, a Heineken encantou o público feminino. Desconstruindo o senso comum de que mulheres não gostam de futebol, lançou a campanha The Cliche, em que as mulheres se “vingam” de seus namorados ao assistir à final do campeonato.

Huggies: “hugs”, em inglês, significa “abraços”. Através deste conceito, a empresa desenvolveu uma campanha baseada em storytelling, utilizando uma pesquisa que indica a importância do abraço na saúde dos bebês. Isso trouxe como resultado um aumento de 30% nas vendas da Huggies.

Mas, o que considerar na hora de adotar o storytelling nas vendas? Para desenvolver campanhas de sucesso e atingir os melhores resultados possíveis, você precisa:

  • Conhecer o perfil do seu cliente e adaptar sua história a ele;
  • Definir sua mensagem e objetivos principais;
  • Planejar e construir uma boa estrutura de texto, com início, meio e fim; 
  • Envolver seu público por meio da transmissão de emoções positivas.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância e os benefícios do storytelling nas vendas, aproveite para aplicar no seu negócio. O storytelling pode proporcionar excelentes resultados, conquistar e fidelizar seus clientes.

 

 

Fonte: sebrae.com.br

Foto: pixabay