Política de privacidade: saiba mais!

O que é política de privacidade e por que ter uma em seu negócio 

Os benefícios do uso da internet avançaram rápido. Hoje, desfrutamos de muitas conveniências: podemos realizar compras online, pesquisar sobre qualquer assunto no Google, ler, escutar podcasts e ver vídeos que nos ensinam a fazer praticamente tudo sozinhos.

O preço a pagar por tantas comodidades é que navegar de forma anônima tem ficado cada vez mais difícil. Sites, blogs e plataformas armazenam dados sobre nossas pesquisas, preferências, visualizações e compras com e sem a nossa autorização.

Para muita gente, isso cria um mal-estar e torna constante aquela sensação de ser vigiado.

Ao separar tempo e recursos da sua empresa para colocar num papel, documento eletrônico ou página do seu site as normas que você segue para utilizar esses dados de uma forma ética e razoável, você dá um grande passo para acabar com esse mal-estar.

À primeira vista, isso pode parecer um esforço e tanto e, de fato, vai exigir de você algum conhecimento de legislação ou uma consulta com um especialista jurídico.

Mas os seus efeitos a médio e longo prazo serão muito benéficos para a sua empresa.

O aumento da confiança que os leitores depositam na sua marca contribui bastante para atingir os principais objetivos de uma campanha de marketing: valorizar seus negócios, criar uma relação próxima com o seu consumidor e passar uma imagem de credibilidade, transparência e autoridade.

Além do mais, esse tipo de satisfação vai ser exigida de você em várias ocasiões. Um bom exemplo são os anúncios do Google — ou Google AdWords — que costumam fazer da política de privacidade um requisito para permitir que você crie propaganda online.

No fundo, o correto seria que toda empresa presente no ambiente virtual — o que em breve vai significar 100% delas — tivesse um mecanismo efetivo de comunicar aos seus clientes como os dados deles serão utilizados.

Embora isso ainda não aconteça com todas elas, há alguns tipos de negócio para os quais é essencial ter uma política de privacidade. Conheça alguns:

E-commerce

Ao ceder dados como números de documentos e cartões de crédito, qualquer internauta sente aquele frio na barriga.

Se você tem uma loja virtual, é absolutamente indispensável — além de ser obrigatório por lei desde a instituição do Marco Civil da Internet — ter uma política de privacidade visível para qualquer pessoa que deseje realizar uma compra.

E quando dizemos visível, queremos dizer que deve haver links em vários lugares, que o usuário a receba por email antes de uma compra e muito mais.

Empresas de recursos humanos

Não são só os dados dos seus consumidores que importam para a sua reputação. Se o seu ramo não é o de Recursos Humanos, não importa: em algum momento você pode precisar dos serviços de uma empresa dessa área.

Escolha aquela que adota uma política rígida de confidencialidade ao lidar com os dados dos seus colaboradores. Nunca é demais reforçar aquela regra que diz que só há cliente satisfeito se houver, antes, colaboradores satisfeitos.

 

Fonte: blog.wedologos.com.br