Atualmente é cada vez mais evidente a necessidade de se utilizar uma gestão pessoal e profissional como forma de se promover. Entretanto, poucas pessoas sabem ou conseguem transformar suas atitudes, de forma a atingir esses objetivos.
Elaborar um plano de marketing pessoal e revisá-lo constantemente, é a garantia de que os objetivos traçados serão atingidos. Segue abaixo seis etapas importantes para a elaboração de seu plano de marketing pessoal.
PRIMEIRO PASSO: Realize uma auto-análise(isso permitirá que você descubra sua missão, visão e valores).
– Missão: Seria a razão de sua existência. O que te motiva? Qual trabalho que gostaria de ter? Como gostaria de construir sua família? Essas perguntas levarão você a descobrir a sua missão.
– Visão: É imaginar como vai ser seu futuro, em 2, 5 ou 10 anos. O que gostaria de ter realizado nesse período.
– Valores: São atitudes ou ações que você deve possuir ao longo da sua vida. Podemos citar por exemplo honestidade, boa vontade e etc.
SEGUNDO PASSO: Conheça suas forças e fraquezas(todos nós possuímos pontos fracos e pontos fortes, e conhecê-los é a melhor forma de aproveitá-los).
Se você conhece suas virtudes e vantagens, deverá tirar proveito delas da melhor forma possível. Por outro lado, se conhece as suas fraquezas, poderá tentar melhorá-las e trabalhá-las de forma que elas não venham prejudicar suas ações diárias.
TERCEIRO PASSO: Conhecer sua área de atuação(é preciso conhecê-la profundamente para que possa identificar possíveis ameaças e oportunidades).
QUARTO PASSO: Defina suas metas e objetivos(trace um caminho a seguir e saberá como chegar até ele).
Podemos conceituar metas como sendo um conjunto de prioridades a serem atingidas. Lembrando que essas metas devem ser mensuráveis para que não haja o risco de se desmotivar por não alcançá-las. Já objetivos, refletem as várias etapas para se atingir uma meta.
QUINTO PASSO: Descubra como atingir essas metas(defina quais ações serão necessárias para atingir cada objetivo, dentro de um prazo definido).
SEXTO PASSO: Realize um controle dos resultados, com constante revisão das metas(realizar um controle e revisão constantes pode ajudá-lo ainda, a incluir novas metas em seu plano de marketing).
Um plano de marketing pessoal é algo muito fácil de ser elaborado pois na verdade, trata-se de um conjunto de mudanças de atitudes, ações e ferramentas que, se utilizado de forma correta ajudará a promover uma vida de sucesso profissional e pessoal da maneira desejada.
Poer Handerson Café Gomes, graduado em Redes de Computadores (TI) e Marketing pelo Centro Acadêmico Estácio de Sá – Cursando Pós Graduação em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano pelo Centro Acadêmico Estácio de Sá.