O que é Pinterest?

Uma junção das palavras “pin” e “interest”, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens encontradas online.  Apesar de se assemelhar a outras plataformas de compartilhamentos de fotos, como o Instagram, por exemplo, oPinterest diferencia-se pelas suas inúmeras funcionalidades de categorização de imagens, ou seja, o usuário pode organizar as imagens de acordo com o seu segmento (arquitetura, arte, DIY e artesanato, moda, alimentos e bebidas, decoração, ciência e viagens). Além disso, o Pinterest permite que os usuários visualizem inúmeras imagens de uma só vez, sem seguir uma ordem cronológica, como no caso do Facebook e Instagram.

Por que ele pode ser bom para a sua empresa?

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Huffington post, desde maio de 2011 o Pinterest cresceu 2702,2% em número de visitantes. Em média, os usuários passam por dia 15,8 minutos na rede social, cerca de 3 minutos a mais que no Facebook, que a média é de 12 minutos.

Além de permitir que sua empresa seja associada a temas específicos e relevantes, o Pinterest direciona mais tráfego para outros sites, isto é, você poderá publicar imagens do seu blog/site e o usuário, ao clicar nelas, será direcionado ao site onde a foto está cadastrada.

Uma das grandes sacadas do Pinterest é que ele permite que os usuários encontrem uma infinidade de produtos de um determinado segmento, descobrindo assim novas empresas e marcas mesmo sem saberem ao certo o que estavam procurando. Outra vantagem é a “dependência” que o Pinterest causa uma vez que não há limite de página, ou seja, o scroll é infinito. O usuário pode ficar na página da sua empresa por horas sem nem se dar conta disso.

Como se cadastrar?

Antes era preciso convite para entrar no Pinterest, mas hoje em dia é possível se cadastrar apenas acessando o site http://pinterest.com. Você pode realizar o cadastro com seus dados pessoais ou através da sua conta no facebook. Mas cuidado! Tal como no Facebook, os perfis de empresa no Pinterest disponibilizam ferramentas de gerenciamento que os perfis de pessoa física não possuem, por isso é importante não confundir os dois na hora de criar a sua conta.

Para criar um perfil para a sua empresa, basta clicar em “Criar conta comercial” e depois inserir algumas informações sobre sua empresa ou produto, como nome, e-mail, telefone para contato, descrição das atividades e etc. Por fim, leia e aceite os termos de acordo do Pinterest e clique em “criar conta”. Voilà, sua conta está pronta!

Como deixar o perfil da sua empresa atraente e chamativo?

O primeiro passo depois de criar o perfil da sua empresa no Pinterest é montar um board (ou quadro), que permite que você categorize suas imagens de acordo com o seu segmento. É importante que o board tenha um bom título e uma descrição criativa.

Como se trata de uma plataforma baseada em imagens, o ideal é publicar fotos que tenham a ver com o seu produto, mas que não seja necessariamente ele. Por exemplo: se sua empresa vende aparelhos de rádio, publique fotos de pessoas ouvindo música. Se ela vende tintas de parede, publique fotos de paredes pintadas e não da lata de tinta.

Se você não tem tempo de ficar procurando por imagens na internet, é possível montar ótimos boards apenas repinando (ou repostando) outras imagens da própria rede. Estima-se que cerca de 80% dos pins (como são chamados os conteúdos publicados) são na verdade repins de outros usuários.

É muito importante que suas imagens tenham uma boa qualidade, devendo ser de mais ou menos 200X200 pixels (JPG ou PNG). Atenção: Não coloque marcas d’água em suas fotos já que isso as torna exclusivas e impede que outros usuários as compartilhem.

Além de imagens, também é possível publicar vídeos ou infográficos, que podem servir para gerar uma maior interação entre o perfil de sua empresa e o usuário. Outra coisa que também gera interação é permitir que outros usuários publiquem fotos em seu board. É o chamado “board colaborativo”

Se a sua empresa já está registrada em outros canais, é importante também criar um conteúdo exclusivo para o Pinterest, ou seja, publicar ou vídeos fotos diferentes daqueles publicados no Facebook, Instagram e etc.

O que você está esperando para criar o perfil de sua empresa do Pinterest e investir ainda mais em marketing digital.

 

 

Fonte: dicassociais.com.br