O planejamento estratégico de marketing é fundamental para qualquer empresa que deseja expandir suas atividades e uma pesquisa de consumidor é parte fundamental para que o planejamento funcione.

Muito além de saber o nome e o e-mail de seus clientes, a pesquisa deverá indicar fatores culturais, sociais, demográficos e geográficos de seu público-alvo.

Para ajudar você a compreender melhor o que é e como fazer uma pesquisa de consumidor, elaboramos esta postagem. Acompanhe e descubra!

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE CONSUMIDOR?

Para tornar a sua comunicação mais eficiente e alavancar os resultados de uma ação de marketing, é fundamental que você conheça qual é o perfil de seus clientes, compreendendo seus desejos, necessidades, hábitos e pensamentos.

O processo de conseguir essas informações é mais simples do que se pensa, mas demanda uma boa dose de estudo e tempo para a confecção e a aplicação dos questionários.

Ao elaborar uma pesquisa, é importante levar em consideração três questões de maior influência sobre o perfil de seu consumidor:

COMPORTAMENTO PESSOAL

Cada pessoa possui um jeito único de pensar e agir, contudo, existem características que permitem classificá-las. Ao se avaliar o comportamento pessoal, busque por informações como estado civil, idade, sexo e convivência com familiares.

Em cada ciclo pelo qual os consumidores passam, suas características podem variar, o que influencia diretamente em suas jornadas de compra e na atribuição de valores ao seu produto ou serviço.

COMPORTAMENTO CULTURAL

Aqui, tratamos da cultura de um modo amplo, levantando informações relacionadas a religião, gosto musical, músicas de preferência, hábitos alimentares, tradições e localização geográfica.

Cada característica do comportamento cultural de seu consumidor pode ser uma oportunidade para dirigir-lhe uma mensagem de forma eficiente.

COMPORTAMENTO SOCIAL

É inevitável que nosso comportamento seja moldado pelo meio social em que estamos inseridos. O relacionamento com amigos e familiares, a função social, a profissão e outras características relacionadas ao grupo são de suma importância na compreensão de seu consumidor.

É por meio desse tipo de comportamento que as pessoas buscam a sensação de pertencimento e fazem de tudo para permanecerem em certos grupos em que estão inseridas.

Por meio da análise dessas três questões, já é possível traçar um perfil médio de seu público-alvo, porém, você poderá sentir a necessidade de outras informações. Tudo dependerá de seu objetivo e de seu segmento de atuação no mercado.

COMO FAZER UMA PESQUISA DE CONSUMIDOR?

Se você não possui experiência na realização de pesquisas, é interessante contratar uma agência que possua expertise no assunto.

Ao elaborar esse tipo de pesquisa, você precisa construir um planejamento. Sim, planejamento de novo!

Existem alguns passos que devem ser observados e levados em consideração antes de iniciar um processo de pesquisa de consumidores. Veja quais são eles:

OBJETIVO

Nesse caso em específico, o objetivo da pesquisa será realizar o levantamento do perfil demográfico e das preferências de seu público-alvo.

AMOSTRA

Você não conseguirá entrevistar o seu universo de clientes em sua totalidade, portanto, é necessário que seja definida uma quantidade mínima de pessoas a serem entrevistadas.

É importante frisar que, ao se definir uma amostra, seja escolhido um valor com uma boa representatividade.

METODOLOGIA

Existem diversas metodologias já consagradas que podem ser utilizadas no emprego de sua pesquisa, porém, todas se enquadram em dois tipos principais: qualitativas e quantitativas.

ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIO

Aqui, você desenvolverá o questionário a ser aplicado aos entrevistados. Na aplicação de questionário direto (a mais comum), é possível utilizar as duas metodologias já citadas, porém, as quantitativas são mais práticas, tanto na aplicação quanto na mensuração dos resultados.

Então, se você não possui experiência com pesquisas, opte pela construção de um questionário com questões fechadas de múltipla escolha.

LOCAL DE APLICAÇÃO

Se você possui uma loja física, uma boa opção é aplicar o questionário dentro dela. Contudo, caso você prefira ou seu contato com o cliente seja apenas pela internet, existem opções para a aplicação de pesquisa online por meio de ferramentas como o Google Forms, o Facebook e o OpinionBox — tudo de forma gratuita.

TESTE DE FORMULÁRIO

Antes de aplicar o formulário ao público-alvo, é importante realizar um teste de formulário com seus colaboradores ou outras pessoas de fora da empresa, a fim de verificar se ele está fácil de entender e se não gera dupla interpretação.

Esses passos deverão estar todos descritos em seu planejamento com detalhes, para que todos os envolvidos tenham claros o objetivo e a forma como devem proceder.

COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS?

Essa é uma das partes mais complexas e também mais importantes de todo o processo de pesquisa de consumidor.

De nada adianta você estruturar uma boa pesquisa, elaborar o melhor questionário e aplicar tudo isso de maneira correta, se você não souber como interpretar os resultados adequadamente.

O primeiro passo para uma interpretação correta é a tabulação dos resultados. Nessa etapa, você deverá colocar em uma tabela todas as informações coletadas, agrupando-as por pergunta realizada no questionário e verificando qual o percentual que cada uma das alternativas teve de resposta, no caso de um formulário com alternativas fechadas.

Após o processo de tabulação é que começa a interpretação dos resultados obtidos. Esse é um processo demorado e que requer muita concentração. Você deverá cruzar todas as informações obtidas a fim de encontrar um padrão de perfil médio de seu cliente.

Se, em sua pesquisa, a maioria dos entrevistados tinham entre 25 e 30 anos, mas apenas 12% afirmaram ter interesse por seu produto, eles não são seu público-alvo. Mas se uma minoria, que possui entre 35 e 40 anos, teve uma taxa de afirmação da compra de seu produto de 85%, você achou o seu público.

Nem sempre o maior volume de perfil entrevistado será a representação de seu perfil de público, por isso, você deve pensar de maneira estratégica ao interpretar os dados de uma pesquisa.

É fundamental que você compreenda que pesquisar o perfil, os hábitos e as preferências de seus públicos é algo que deve ser realizado com frequência, afinal, as coisas mudam o tempo todo.

Lembre-se: o que deu certo hoje pode não funcionar como o esperado amanhã.

Fonte: http://blog.ghfly.com/