Não é segredo que pode levar um bom tempo para conseguir ranquear na primeira página do Google.
E a cada ano que passa, parece que surgem cada vez mais elementos a serem considerados à escalada sem fim para a primeira página.
Mas com todas as mudanças e atualizações, existem alguns elementos do SEO com os quais você pode contar que sempre te ajudarão a melhorar sua posição em uma página de resultados.
Um desses elementos é o permalink.
Há uma boa chance de que, mesmo que você não saiba o que é um permalink, você já tenha aprendido algumas das melhores práticas.
Essa parte do seu site e como ela contribuí para o seu SEO não pode ser subestimada, e vale a pena se aprofundar um pouco mais em como usar isso de maneira eficaz.
Então nesse post eu quero oferecer um guia que te ajudará a estabelecer permalinks que funcionarão como pilares do seu conteúdo por anos.
E para começar, quero mostrar para você o que é um permalink e por que você deve começar a otimizá-los imediatamente.
Como os permalinks afetam o SEO
Permalinks são as URL completas que usuários e mecanismos de busca veem ao navegar pelo seu site.
Como o nome sugere, permalinks são permanentes mesmo que você atualize o conteúdo na página.
Você pode pensar nele como algo parecido com seu endereço físico.
Você tem um número, o nome da rua, cidade, estado e o CEP, nesse caso.
A não ser que você se mude, o seu endereço continuará o mesmo para sempre.
O mesmo tipo de princípio se aplica a um permalink, mas nesse caso, você está falando sobre seu site.
Ele tem um conjunto de partes distintas que diz ao navegador da web em qual página entrar e apresentar na tela.
Na verdade, existem pelo menos seis partes distintas de uma URL.
Você tem o protocolo:
Isso informa ao seu navegador como transferir dados pela Internet.
O nome do domínio vem a seguir do protocolo:
É aqui que o seu site entra no jogo e onde é navegado.
E então você verá um port:
De modo geral, esse elemento é omitido pois é um símbolo redundante do protocolo.
Depois vem o nome de arquivo ou nome do post:
Isso dita o local no seu site para onde o usuário está navegando.
Se eles estão navegando para um post de blog ou página de produto, essa é a parte do seu URL que informa o navegador ou os rastreadores do Google para onde ir.
A partir daqui, você tem um conjunto de parâmetros:
Você pode pensar nessa parte do URL como uma conversa entre o seu site e um mecanismo de busca.
Se você usar tags canônicas ou robot.txt para o seu SEO, aqui é onde a mágica acontece.
E por último, mas não menos importante, está a âncora:
Esse é um atalho que permite o usuário pular para uma seção particular do seu conteúdo imediatamente ao carregar a página.
Então com o permalink, é preciso decidir quais elementos você quer incluir no uso diário no seu site.
É aqui que o debate sobre otimizar permalinks começa.
Mas por que tudo isso é importante?
Primeiro de tudo, o Google considera que os URLs que você usa no seu site são um fator de ranking.
Isso significa que os permalinks que você usa e a estrutura que você decide adotar é, em última análise, um sinal SEO.
Fonte: neilpatel.com