Antes de se utilizar a cor Rosa em Publicidade e Propaganda é necessário entender as características e especificidades da cor, juntamente com o significado psicológico.
As mensagens usando esta cor em comunicação pode ter ou não um grande impacto sobre o público alvo. Psicologicamente rosa está associada com a compaixão, carinho, amor e romance. Relaciona-se com o amor incondicional e compreensão, e a dar e receber carinho. Ela é feminina e juvenil em seus tons mais suaves, com mais paixão e energia em seus tons mais profundos.
A cor rosa coloca as pessoas em contato com o lado do carinho de si mesmos, quer através da necessidade de receber ou a necessidade de dar.Sendo a combinação de vermelho e branco, o rosa contém a necessidade de ação de vermelho, ajudando-o a alcançar o potencial de sucesso e visão oferecida pelo branco. É a paixão e o poder do vermelho suavizado com a pureza, transparência e integridade de branco. Quanto mais profunda a cor de rosa, mais paixão e energia.
A cor rosa representa a doçura e inocência da criança em todos nós.
Na psicologia das cores, rosa é um sinal de esperança. É uma cor sentimentos quentes e reconfortantes inspiradoras positivas, uma sensação de que tudo vai ficar bem.
Rosa é inspirador, quente e reconfortante, o que sugere a esperança para o futuro. É calmante e não ameaçadora.
Fisiologicamente, acalma e tranquiliza as nossas energias emocionais, aliviando sentimentos de raiva, agressividade, ressentimento, abandono e negligência.
Combinando-se o rosa com outras cores mais escuras, como azul escuro, verde escuro, preto ou cinza, adiciona força e sofisticação para rosa.
Esta é uma cor geralmente usada em empresas relacionadas com o mercado feminino, tanto adulto como infantil, tais como cosméticos, moda, beleza, brinquedos, bonecas…
Combinando-o com cores mais escuras dá mais sofisticação e força.