De acordo com pesquisa realizada pela inSearch Tendências e Estudos de Mercado, em 2014, a população homossexual foi estimada em 18 milhões de pessoas no Brasil, destes, 78% possuem cartão de crédito e gastam até 30% mais em bens de consumo do que os heterossexuais.
Outro ponto que merece destaque é quanto a média salarial de R$ 3.247,00 e uma estrutura familiar não-tradicional, boa parte sem filhos, os homossexuais têm mais oportunidades em consumir imóveis, carros e viagens. E agora faço uma pergunta: SUA MARCA ESTÁ ATENTA A ESSA NOVA DEMANDA?
Quando falamos em comunicação e relacionamento com o público gayfriend alguns pontos são de extrema importância:
As ações não precisam ser complexas, tão pouco estereotipadas. O tom da comunicação deve ser suave e sem imposições sociais. O Banco Itaú, por exemplo, durante uma “parada LGBT “ parabenizou a diversidade por meio da bandeira do movimento e da frase “A gente é laranja, mas é feito pra todas as cores”.
O dialogo deve ser também pontual e com um aproouche simpático. No dia do homem, por exemplo, o Shopping da Ilha, em São Luis-MA, divulgou uma campanha digital no Facebook com a frase: “homem com homem também em coisa de homem”.
Monitore as manifestações sociais deste público. Feeling é importante, mas mensuração é fundamental – acompanhar o público ajuda na construção de ações para relacionamento e relacionamento é trabalho de longo prazo.
Por fim, fique atento as tendências. Hoje já existem livros e eventos específicos direcionados aos profissionais de marketing para melhor entendimento desde nicho de mercado. Eventos como a Expo Business LGBT Mercosul ou os livro Princípios de Marketing (Kotler) e Mercado GLS (Reinaldo e Bacelar) ajudam as marcas e gestores de marketing a entenderem o perfil dos homossexuais.
Por Fernando Coelho, profissional com experiências em comunicação e marketing de varejo com ênfase em planejamento de comunicação, mídia, marketing, pesquisa de marketing e comunicação institucional, já tendo atuado nos departamentos de marketing do Armazém Paraíba, Seminário Circuito de Criação Publicitária do Maranhão, Coordenou o Departamento de Comunicação e Marketing e o Programa Pulsar da Concessionária Cauê Veículos (Chevrolet), Coordenou o Departamento de Marketing do Grupo Saga em São Luís (Fiat e Renault).
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