O que são?

Hashtags são palavras-chave relacionadas a algum assunto, precedidas pelo simbolo #  (que é popularmente conhecido como “jogo-da-velha”).

As hashtags podem ser colocadas tanto no início, meio e fim das mensagens, que não afetará em nada os resultados. Fica a critério de cada um escolher o lugar onde inserí-las.

Podemos dizer que as hashtags são categorizadas por grupos de interesses.

Tipos

Podemos encontrar 3 tipos de hashtags:

1. Hashtags de Conteúdo: uso de hashtags que se relacionam diretamente com a sua marca, produto ou serviço

2. Trending Hashtags: uso de hashtags existentes que indicam tendências e estão na moda (“trending”, assuntos do momento).

3. Hashtags Originais: criação de suas hashtags próprias e exclusivas.

Listas

Você pode encontrar listas de hashtag em:

1. Top Trending Instagram Hashtags 2014

2. Hashtags for #picoftheday in Instagram, Twitter, Facebook, Tumbl

Onde encontrá-las?

As hashtags são encontradas nas mídias socias e no Google.

1. As hashtags são amplamente utilizadas nas mídias sociais. O Twitter foi o pioneiro em utilizar hashtags. Depois apareceram no Instagram, Pinterest, Google+, YouTube e Facebook.

2. A grande vantagem dos hashtags é que são indexáveis pelos mecanismos de busca, como o Google, facilitando aos usuários a procura das palavras desejadas.

Por que devemos usar?

1. Se você faz uso das mídias sociais, as hashtags vão aumentar a visibilidade de sua marca e consequentemente os seus negócios.

2. O seu conteúdo é localizado mais rapidamente por outras pessoas, quando você usa hashtags.

3. Qualquer pessoa pode compartilhar o seu interesse, desde quando o seu perfil seja público, não ficando restrito apenas aos seus seguidores.

Como Usar de Forma Correta?

As hashtags são ferramentas muito poderosas se você souber usar de maneira correta.

1. Quanto mais estreito for a relação entre conteudo e a hashtag, maior será o alcance de suas mensagens para seguidores e pessoas interessadas. Se o assunto de sua mensagem for marketing digital, a sua hashtag não pode ser cinema.

2. As hashtags devem ser curtas. Quando muito longas, como por exemplo:#ONossoPrimeiroEncontroFicaráMarcadoEternamente assustam e afugentam os leitores.

3. É recomendável o uso de letra maiúscula no início de cada palavra, como por exemplo: #ComeceAqui.

3. O número de hashtags usadas em uma mensagem, varia de acordo com as mídias socias.No Twitter o seu uso é de 2 no máximo e no Instagram 5.

Conclusão

As hashtags são ferramentas usadas nas mídias sociais com a finalidade de serem encontradas e compartilhadas por outras pessoas.Quando utilizadas de forma correta ganham bastante visibilidade e compartilhamento.

 

Por Luciana Rocha, Empreendedora Online.