O nome é impróprio. Automação de marketing não se limita apenas ao marketing. Na verdade, é uma ferramenta que automatiza todo o processo comercial, incluindo as vendas. Nos EUA, empresas que investem em automação de marketing tiveram crescimento de 50% das suas receitas, reduzindo o tempo do ciclo de vendas em até 70%.
O segredo da automação de marketing é atuar ativamente em todo funil de vendas. Além de aumentar a captação, ela também identifica, classifica, “educa”, qualifica e pontua os prospects comerciais. Como consequência, os leads encaminhados à área comercial possuem maior potencial de vendas. Abaixo, elencamos os 6 recursos que tornam a ferramenta indispensável tanto para as duas áreas:
Transforma cold calls em hot calls
A automação de marketing acaba com o desperdício de tempo em fazer cold calls para prospects na fase inicial do funil de vendas. Um dos seus principais benefícios é identificar e nutrir o potencial cliente ao longo de toda a jornada de compra, entregando-o ao profissional de venda no momento em que ele estiver pronto para comprar.
Monitoramento total
Painéis dinâmicos fornecem relatórios com total visibilidade sobre o estágio em que se encontra o prospect na jornada de compra, assim como interesses e necessidades, incluindo as principais ações que realizou ao navegar pelo seu site, palavras-chave que pesquisou para chegar à sua empresa e conteúdos de maior interesse. Munido com essas informações, a equipe de vendas pode personalizar a abordagem de acordo com cada prospect e assim dispor de mais vantagens para concluir o negócio.
Alerta quando o “prospect fisgou sua isca”
Você sabe como os visitantes estão interagindo em seu site neste exato momento? A plataforma da Act-On monitora em tempo real o que os seus prospects estão fazendo, além de identificá-los e conhecer seus principais interesses. Essas informações podem ser automaticamente integradas ao CRM, mídias sociais e e-mail marketing para fortalecer o engajamento.
e-mail marketing integrado
A plataforma Act-On já possui uma poderosa ferramenta de disparo de e-mails com os mesmos recursos das melhores do mercado. Permite segmentar e personalizar as mensagens de acordo com o estágio do prospect na jornada de compra, possui uma ampla biblioteca de templates e relatórios completos.
Integração com CRM
Integrar a automação de marketing com o CRM gera uma poderosa sinergia. Enquanto a automação identifica, nutre e qualifica o prospect até a venda, o CRM fortalece o relacionamento dos clientes para aumentar a sua fidelidade. Act-On é totalmente integrada com as principais plataformas de CRM do mercado, como Salesforce, Microsoft Dynamics, SugarCRM, NetSuite e Infor.
Atendimento e suporte
Para aumentar o retorno dos investimentos sobre a automação de marketing, a Act-On disponibiliza uma equipe especializada em acompanhar todas as etapas do processo, desde o treinamento para utilização da plataforma e suporte técnico ao planejamento, execução e monitoramento das ações de marketing. No Brasil essa atividade é realizada pela Hytrade, representante da Act-On.
Fonte: Administradores.com.br | Por Silvio Tanabe, jornalista com pós-graduação em comunicação com o mercado pela ESPM-SP | Foto: Divulgação.