Como executivo de um SaaS (software as a service), o crescimento é o único movimento esperado na minha empresa. Por isso, tenho algumas dicas práticas que podem ajudar empresas que vendem tecnologia de alguma forma, ou a utilizam como base para seu negócio, a crescer online – muito.

As estratégias de baixo custo de crescimento em larga escala vêm do que hoje já é uma disciplina obrigatória para quem quer estar à frente em seu mercado de atuação: o Growth Hacking. O principal case (e o primeiro) desse tipo de ação para crescer online foi do Hotmail, em 1996. Na época, um dos investidores deu a ideia de colocar a seguinte frase no pé de todos os e-mails disparados através do serviço: “PS: I Love You. Get you free e-mail at Hotmail”. Em seis meses, eles já tinham mais de 1 milhão de usuários. Na Índia, eles fizeram 300 mil em três semanas. A empresa foi vendida um ano e meio depois para a Microsoft com um banco de dados de 12 milhões de usuários em um mundo em que a internet era acessada por 70 milhões. São números de crescimento impressionantes.

Além de ideias de viralização, que custam pouco e, se caírem no gosto popular, são a melhor forma de aumentar a visibilidade da marca e o número de clientes, existem muitas ferramentas que podem ser usadas para crescer online e atrair novos negócios.

Encontre seus leads

Para encontrar seus leads, você vai precisar de ferramentas para testar a performance de landing pages, que são página específicas que recebem uma audiência específica – interessada em um assunto em especial ou oriundas de um anúncio, por exemplo. Elas são usadas para fazer o famoso teste A/B em campanhas ou para saber quais são os melhores layouts/textos para a home do site da empresa.

Você também pode querer analisar o comportamento dos usuários em seu site, o que mais atrai sua atenção, em quais áreas eles investem mais tempo, em quais links clicam mais… Ferramentas que oferecem mapa de calor são boas para saber onde você deve mexer para atrair melhor seus leads.

Transforme os leads em oportunidade

Você pode fazer anúncios, se tiver dinheiro. No entanto, a forma mais barata de conseguir novos leads é através do Inbound Marketing. Ou seja, criando conteúdos relevantes para seu target virar um lead. Esses conteúdos podem ser em forma de blog, ebooks, webinars e vídeos no Youtube. Dessa maneira, se alguém que nem conhece sua marca procurar por um assunto no Google, você terá vários pontos de contato com ela.

Você precisará de ferramentas que nutram esse lead, para que ele acredite em seu produto e se torne uma boa oportunidade. Tais ferramentas não produzem o conteúdo, mas automatizam réguas de nutrição de lead, facilitam a distribuição de ebooks e whitepapers através de landing pages com formulários e te ajudam a melhorar o SEO (search engine optimization) das suas publicações.

Transformando oportunidades em clientes

Uma vez que você tenha os leads, você precisará de uma ferramenta de vendas para ajudá-lo a organizar a equipe de vendas e também a automatizar relatórios de performance, por exemplo.

De clientes a clientes fiéis

Agora que você pôde crescer online e sua base de clientes está enorme, você precisa se debruçar em sua própria comunicação e em seu produto para melhorá-lo.

Eu te recomento ferramentas para analisar a audiência específica de áreas do seu site ou ferramenta. Por exemplo, que tipo de usuário usa mais um determinado recurso da sua ferramenta, de qual dispositivo ele mais acessa, ou quais recursos são mais demandados e precisam de mais atenção, entre outros. Elas funcionam para acompanhar determinados eventos dentro do seu produto para melhorar sua performance e também oferece insights para campanhas de marketing.

Outra forma de estreitar seu relacionamento com os clientes é recebendo feedback deles. A partir dos comentários que receber, você pode melhorar seu produto e serviço. Além disso, os clientes sentirão que podem ajudar seu negócio a evoluir – e você só tem a lucrar com isso.

Estas são alternativas e caminhos que podem ajudá-lo a se aproximar de prospects e melhorar tanto seu produto quanto o relacionamento com o cliente. As melhores estratégias para crescer online, no entanto, são oferecer um serviço de qualidade, ouvir os clientes, ser flexível e criar metas realistas. Com isso, você já estará no meio do caminho.

Por Antonio Carlos Soares, cofundador da Runrun.it  – Fonte: Revistapegn.globo.com

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