O que é branding?

É o gerenciamento da identidade empresarial com foco nos objetivos estratégicos do negócio. Ou seja, é a gestão da marca. Essa construção deve passar por todo um planejamento, estruturação e manejo estratégicos.

O objetivo do planejamento estratégico é atingir uma boa reputação no mercado e inspirar determinadas formas de emoções e impressões nas pessoas que se envolvem com a empresa. É criar vínculos e aproximação com seu público-alvo.

A proposta da gestão da marca também deve fazer os stakeholders compreenderem o posicionamento da corporação, potencializando a visibilidade da empresa e promovendo a atração e retenção de clientes.

Benefícios do branding para as empresas

  1. Gestão da marca com estratégia e qualidade
  2. Maior adesão e fidelização de consumidores
  3. Geração de valor e diferenciação competitiva

Montando uma estratégia

Montar a estratégia de branding do negócio envolve um trabalho complexo de avaliar a essência da empresa e desenvolver uma imagem coerente com esses princípios. Por isso, é importante seguir alguns passos: 

  • Criar uma plataforma de marca 

A plataforma de marca é formada pelos componentes específicos da marca que promovem conexão e vínculo entre o público e a empresa, como propósito e de que forma pretende alcançá-lo, atributos e posicionamento diante do mercado.

  • Construir uma identidade coerente e forte 

O logotipo é apenas um dos componentes da identidade de marca que estabelece vínculo com o consumidor da empresa. Nesta etapa, é necessário elaborar uma identidade visual completa, slogan, tom de voz, entre outros aspectos relacionados às características principais da sua marca que deseja transparecer aos clientes e potenciais investidores. 

  • Buscar uma conexão emocional com seu público

Há motivos emocionais que fazem uma pessoa comprar de uma marca e não de outra. Existe uma busca por um vínculo e por comprar de uma marca em que se tem confiança. É necessário estudar esses pontos emocionais do seu público e oferecer uma proposta de valor.

  • Mantenha uma postura de responsabilidade social 

Boas empresas compreendem que têm uma função na sociedade e realizam suas atividades com ética e responsabilidade. Atitudes negligentes ou danosas para o ecossistema ou a sociedade em torno podem até ser encobertas por algum tempo, mas elas não duram muito.

Reposicionamento de marca

O empresário Mark Zuckerberg, CEO doFacebook (dono também do Instagram e Whatsapp), trouxe à tona recentemente o termo “rebranding”. O motivo foi a reformulação da marca da rede social, que passou a se chamar “Meta” (ou “Metaverse”). A mudança segue o novo enfoque da empresa, que é a realidade virtual online.

O caso do Facebook é apenas um dos exemplos de grandes e renomadas empresas que decidiram mudar o nome ou posicionamento de suas marcas após anos de existência. A loja Ponto Frio passou a ser apenas Ponto, já a Havaianas reformulou sua estratégia de público, com foco em vendas direcionadas a pessoas de maior poder aquisitivo.

Rebranding, portanto, se refere às ações estratégicas que buscam reposicionar uma marca no mercado e na percepção do consumidor. Muitas vezes, a prática é adotada por empresas com a imagem prejudicada, em situação de crise ou que buscam se aventurar em novos mercados e públicos.

Branding e as estratégias

Se a sua empresa está montando uma estratégia de marketing para a construção ou reformulação da marca, é fato que o planejamento estratégico de divulgação do posicionamento da empresa deve ser pensado conjuntamente.

Muitas marcas, como a Havaianas, que já citamos acima, recorreram ao marketing de influência para divulgar o seu reposicionamento no mercado. A empresa foi uma das pioneiras no uso desse tipo de estratégia ao contratar pessoas influentes e famosas para fazer propagandas sobre seus novos produtos.

Atualmente, esse tipo de investimento já faz parte do budget mensal das estratégias de marketing das empresas brasileiras e internacionais.

 

Fonte: sebrae.com.br

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