A identidade visual de uma empresa – que engloba a logotipo, website, cartão de visita e outros – é fundamental não só para a identificação propriamente dita do seu negócio ou de algum produto por ele oferecido, mas também, para estabelecer uma relação empática e de confiança com o seu público alvo.
Neste sentido, confira o que a sua identidade visual precisa ter para não se tornar obsoleta, ou então, ultrapassada.
- Design e marca andam lado a lado
O primeiro passo para o sucesso de sua identidade visual é perceber que o que separa a marca do design é apenas uma linha tênue, quase não identificável.
Neste sentido, ao criar uma marca, é necessário que ela provoque, instantaneamente, a sensação de reconhecimento por parte do público. Quando um grupo de pelo menos duas pessoas tem essa reação sobre a sua marca, é sinal de que seus esforços estão sendo recompensados.
- Crie uma relação de emoção com o seu público alvo
A relação emocional é de grande importância para uma identidade visual realmente forte. Por isso, em sua criação, englobe os objetivos, os valores e missões da empresa, criando uma forte conexão com os seus consumidores.
- Elabore um briefing bem estruturado
Para que a identidade visual do negócio realmente reflita o que ele é, todos os conceitos relacionados à marca, seus produtos e serviços precisam ser englobados. Saiba não só qual é o público alvo da empresa, mas também, seu posicionamento de mercado, segmentação, mix de marketing, planejamento de comunicação e outros pontos que podem, visualmente, fazer a diferença.
- Pesquisa é tudo
Você já sabe quais são as principais tendências gráficas desde os primórdios da comunicação visual? Quais são as possibilidades de cores? Os principais padrões seguidos? Já analisou estudos de caso? Pois é: já deu para entender os motivos pelos quais a pesquisa é fundamental.
- Use o design ao seu favor na reinvenção da marca
Um dos pontos de maior importância para que a identidade visual do seu negócio não se torne obsoleta diz respeito à reinvenção constante do design.
Mesmo que você tenha encontrado soluções incríveis para a composição inicial desta identidade, lembre-se que o seu trabalho ainda não chegou ao fim. As marcas precisam – e devem – se reinventar a todo momento. Um exemplo neste sentido é o Google, que constantemente, muda o seu logotipo para se adequar a situações especiais.
- Aposte na simplicidade
Pode parecer óbvio, mas muitas são as marcas que ainda preferem ideias totalmente mirabolantes ao simples e objetiva. Neste sentido, tenha a consciência de que quanto mais explícita estiver refletida a essência de sua marca na identidade visual da mesma, melhor será a recepção dela pelo seu público alvo.
- Use sua identidade visual para encorajar
A sua marca também pode fazer a diferença no mundo, sabia? Pois é: com o conjunto da identidade visual você pode tornar conceitos sociais e/ou ambientais muito mais acessíveis, compreensíveis e divertidos, por exemplo. Aposte nos mesmos na reinvenção de sua marca e veja incríveis resultados para a mesma.
Fonte: marketingcomcafe.com.br