Você já parou pra pensar como o design pode influenciar na decisão de compra de um produto?
O Design tem sua importância em todos os seguimentos de venda, desde os padrões mais altos, até os mais comuns. A embalagem bem trabalhada torna-se um grande diferencial para fortalecer a imagem da marca e se destacar nos pontos de venda, em relação aos produtos concorrentes. Mas para que esse produto venha a ser bem sucedido na criação de sua forma física, ele deve contar com a criatividade e o conhecimento do Designer de produto que é o responsável por trabalhar a funcionalidade, a ergonomia, a forma e o Designer gráfico que cuida da construção da mensagem que se quer passar com aquele produto, a identidade visual, cores, logomarca e etc.
Existem diversos estudos voltados ao comportamento do consumidor para saber o tipo de letra à ser usado nas embalagens, formas e principalmente ligado a percepção que se tem sobre as representações e interpretações que elas possuem e causam na mente do consumidor.
O design como fator decisivo de compra
Muitas variáveis acabam influenciando na decisão de compra do consumidor, sendo diferente para cada determinado tipo de produto e público-alvo. Vários elementos fazem parte da nossa tomada de decisão como:
A marca: é uma das mais influenciadoras sobre o consumidor, pois muitas vezes pessoas compram um produto de uma certa marca por ouvirem falar muito dela.
A identidade visual: é um item que faz toda a diferença na imagem que uma empresa ou produto passa para os seus clientes. Por isso, um design bem criativo é capaz de despertar o desejo de compra do produto, assim como um design pobre e sem nenhum atrativo visual gera total desinteresse, mesmo sem avaliar o produto em si.
A embalagem: foram criadas, a princípio com o objetivo com de proteger o produto, evitando que o mesmo seja danificado. Mas com o passar do tempo, com o intuito de dar mais destaque ao produto, as embalagens passaram a ter a função de venda, pois com os mais variados tipos de designs foi se tornando um atrativo a mais aos olhos dos consumidores.
A cor: cada cor tem uma característica que a classificam como estímulos ao consumidor como sensações de desejo, de ânimo, tristeza, lembranças, entre outras.
Outros fatores como, preço, qualidade e valor percebido do produto e até mesmo a pessoa que está lhe acompanhando no ato da compra. Com o avanço das tecnologias e meios de produção, é possível criar embalagens cada vez mais criativas e funcionais que chamam a atenção do consumidor, influenciando a sua decisão final de compra.
Vale ressaltar que toda identidade visual deve estar presente também nos materiais onde serão divulgados, como panfletos, flyers, banners, e etc. Afinal, o público deve reconhecer a marca, pois de nada vai adiantar ter uma identidade visual bem construída, com um posicionamento bem definido, se a empresa não tem um plano de comunicação eficiente.
Fonte: linkspatrocinados.adm.br