Para ter um negócio de sucesso, o empreendedor precisa atingir as suas metas de curto prazo.  Se ele tiver apenas um planejamento de longo prazo, pode desanimar.

O dono de um negócio precisa de metas realistas e mensuráveis. Elas devem representar um desafio, mas não podem ser tão estressantes e causadoras de desmotivação.

Nem todos os empreendedores dominam a arte de estabelecer metas. Porém essa é uma prática fácil de ser desenvolvida – obviamente, se você souber como.  Aqui vão algumas dicas simples que podem ajudar:

Digamos que você acabou de abrir uma empresa de marketing. Quais são os primeiros passos a serem tomados para estabelecer metas de curto prazo?

1. Decida onde você deseja estar no prazo de três, seis ou 12 meses.  Utilize indicadores como faturamento, número de clientes, de projetos e de funcionários.

Exemplo: em seis meses, eu quero ter 10 clientes novos, R$ 5.000 de faturamento por mês e dois funcionários.

2. Uma vez que a meta esteja estabelecida fica mais fácil dividí-la em partes.

Exemplo: Dez clientes novos em seis meses significam cinco clientes em três meses.

3. Concentre-se então na meta mais rápida de ser atingida para determinar quanto tempo e esforço serão necessários.

Supondo que para conseguir um cliente novo você precise organizar um webinar. O que será necessário?

– Calcule quanto tempo você precisa para preparar o webinar
– Quantos participantes serão necessários para conseguir um cliente
– Decida qual estratégia irá utilizar para atrair os participantes
– Calcule quanto tempo você precisará para cada atividade
– Determine que recursos e pessoas serão necessários para ajudá-lo na tarefa
– Confirme se os recursos estarão disponíveis imediatamente

Continue planejando até que não consiga pensar em nenhuma outra atividade que precise ser completada.

4. Distribua essas tarefas por um período de no máximo duas semanas para serem completadas com o objetivo final de conseguir seu cliente novo.

5. Mantenha uma lista diária das atividades a serem completadas para que você não se distraia e para que possa acompanhar o seu sucesso mais de perto.

6. Caso não esteja conseguindo cumprir os primeiros prazos que estabeleceu para si mesmo, revise as metas e seus respectivos prazos. Mas não faça com que fiquem muito fáceis de serem atingidas pois isso pode não lhe dar motivação suficiente.

Esse processo pode parecer inicialmente complicado e trabalhoso. As perguntas do item 3 pode ser maçantes e difíceis de serem respondidas. No entanto, quanto mais perguntas você fizer e mais respostas der, maior será a sua capacidade de prever de forma correta e consequentemente atingir as suas metas. Isso fará com que você não se depare de repente com milhões de coisas a serem feitas e acabe desanimando.

Uma vez que esse sistema esteja implantado, a sequência e as próximas metas serão muito mais simples de serem planejadas. Basta substituir os detalhes, datas e o que precisa ser realizado.

Além disso, à medida que sua empresa cresce, esse sistema poderá ser facilmente replicado e seguido por novos funcionários sem a necessidade de treinamento extensivo ou muita supervisão.

Esse método simples é uma das formas de estabelecer o seu negócio ou de viabilizar o crescimento.  Ele lhe permitirá agir de forma mais objetiva em vez de ficar girando sem sair do lugar e permitirá que você concentre a sua atenção em atividades mais estratégicas nas quais seu envolvimento é fundamental.

Lembre-se: você é a força criativa da sua empresa – o líder – e a sua função é estabelecer metas. Simplifique processos para que estes possam ser delegados e então você terá tempo para focar no que realmente faz a diferença: a estratégia de negócio.

Por Elisabete Miranda,  administradora de empresas e dona da CQ fluency, empresa que facilita o entendimento cultural entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Mora nos Estados Unidos há 18 anos. – Fonte: Revistapegn.globo.com

Foto: Divulgação.