Quando o Unreasonable Institute estava apenas começando, antes de termos realizado um programa sequer e numa época em que eu não tinha ideia do que eu deveria estar fazendo no meu dia a dia por lá, acabei ficando com o papel de conquistar a atenção da grande mídia.
Alguns meses depois, tínhamos conseguido reportagens na Business Week, na Inc. Magazine, no The Wall Street Journal (duas vezes), e ainda um artigo de página inteira na versão impressa da revista Entrepreneur.
Veja o que nós fizemos para aparecer na grande mídia (antes mesmo que realmente estivéssemos fazendo alguma coisa de interessante):
1) Deixe a sua história fazer a maior parte do trabalho
Com toda a sinceridade: quando a questão é conseguir que alguma mídia importante escreva sobre a sua organização, o seu esforço só conta em 10%. Os outros 90% são graças ao interesse na própria história da companhia — a palavra-chave aqui é história.
Não importa se você acha que sua organização é incrível, porque não é sobre a sua organização em si que geralmente vale a pena escrever.
A grande mídia está à procura é de um acontecimento ou de uma notícia que possa contar uma história intrigante. É dentro desse contexto que as pessoas vão ouvir falar da sua organização.
2) Desperte o interesse em vez de fazer um release de imprensa
Na minha opinião de leigo, comunicados de imprensa são inúteis (ok, talvez isso seja um pouco duro demais — me desculpem, eu nunca fiz uma aula de jornalismo). Mas você provavelmente pode imaginar que as pessoas nos meios de comunicação são constantemente bombardeadas com longas páginas de releases e nem leem a maioria deles.
Diante disso, é muito mais eficaz despertar o interesse de alguém com um e-mail intrigante e conciso. Se você conseguir fazer isso do jeito certo e, claro, incluir um call to action, eles vão estar mais propensos a te contatar em uma hora em que você pode compartilhar muito mais do que um comunicado de imprensa jamais poderia. Steve Strauss, do USA Today, discute amplamente esse ponto em seu post (em inglês) “O método (quase) infalível para conseguir publicidade para o seu negócio“.
3) Entre em contato com os alvos mais fáceis
Há uma fonte infinita de jornalistas e blogueiros com quem você poderia entrar em contato, por isso trabalhe de maneira inteligente encontrando e contatando os “alvos fáceis”. Fale com os escritores que já publicaram histórias sobre a indústria em que se encaixa a sua organização ou sobre temas semelhantes, que têm mais chances de ter um interesse genuíno na sua história.
Outra maneira de fazer isso é deixar a tecnologia encontrar essas pessoas para você usando algum tipo de um leitor de artigo ou blog como o Google Alerts, que busca por palavras-chave em artigos recentemente publicados (meu Google Alerts, no momento, por exemplo, me manda e-mails com artigos que contêm as palavras “empreendedor social“).
4) Navegue em busca de informações de contato
Considerando a quantidade de organizações querendo a cobertura da mídia, você pode imaginar que muitas pessoas que trabalham nos meios de comunicação mantêm suas informações de contato bem escondidas.
Sendo assim, seja criativo para encontrar formas de contato com repórteres. Eu já fiz de tudo: de encontrar seus e-mails em seus blogs pessoais até tentar falar com eles pelo Facebook ou simplesmente tentar adivinhar um endereço de e-mail baseado no nome da empresa em que trabalhavam. [Nota da Endeavor: no Brasil, esse ponte pode ser mais fácil! Maioria das revistas e jornais de grande circulação incluem pelo menos um e-mail junto ao nome do(a) jornalista, em matérias assinadas]
5) Seja persistente
Algumas pessoas só se interessaram pelo que eu tinha a dizer a segunda vez que eu entrei em contato. Não pare depois do primeiro e-mail.
6) Aposte nos números
Mesmo que você entre em contato com 10 alvos fáceis, pode muito bem acontecer de só um deles te responder (e mesmo assim, nada garante que esse contato se transforme em um artigo). Mas se você entrar em contato com 100 pessoas… faça as contas.
7) Ajude-os com a divulgação
Lembre-se: o trabalho do escritor/blogueiro/jornalista é atrair leitores para seus artigos. Então se eles chegarem a escrever sobre você, certifique-se de ajudar a divulgar a notícia — o sucesso dela é bom para eles e para você!
8) E, claro, sempre agradeça!
Pela sua ajuda no início da vida do Unreasonable Institute, agradeço a Steve, da Business Week; Donna, da Inc. Magazine; Ty e Durga, da Venture Capital Dispatch e do India Chief Mentor do Wall Street Journal; além do Jason, da Entrepreneur Magazine.
Um desafio nosso: lance voo (aja agora). Vá encontrar 5 artigos ou posts que foram escritos por alguém que você acha que gostaria de compartilhar a sua história, localize seu endereço de e-mail (talvez isso exija um certo trabalho de detetive), e, em seguida, mande-lhes um e-mail inicial compartilhando um pouco da sua história.
Fonte: Revistapegn.globo.com | Foto: Divulgação.