Benefícios das redes sociais para empresas. Todo empreendedor utiliza o marketing digital para o seu negócio, além de ser um ótimo canal com os seus clientes, é uma ótima forma de divulgação do seu produto ou serviço e muito mais!

Há diversos benefícios das redes sociais para empresas e separamos 3 mais importantes para você utilizar para sua marca. Os principais benefícios que as redes podem trazer para sua empresa são:

  • Aumento nas Vendas,
  • Diminuir Custo de Aquisição de Novos Clientes,
  • Relacionamento com clientes.

Então, vamos falar um pouco sobre cada um abaixo:

Aumentar as vendas 

Como em qualquer outro canal de comunicação, as redes sociais também servem para aumentar as vendas. É claro que o foco desse canal não é “Vender Mais”, pois se trata de uma rede social, ou seja, um lugar para se relacionar.

Mesmo assim, sabendo usar essa mídia, de maneira correta, com certeza você irá perceber que suas vendas estão aumentando. Afinal, toda a forma de comunicação é uma oportunidade de vender. Só cuidado para não falar muito de si mesmo, ou seja, seus produtos e virar uma empresa “Chata”.

Portanto não ignore esse canal (redes sociais) como uma fonte para o aumento das vendas, até porque em redes como Facebook e Google, você pode trabalhar com Ads direcionados para vendas e conversões.

Diminuir custos 

As redes sociais proporcionam a todas as empresas a possibilidade de ter suas próprias mídias. Isso interfere diretamente no Custo de Aquisição de Novos Clientes. Conseguir novos clientes talvez seja uma das ações mais onerosas do Marketing, mas, quando bem feita, é uma das que mais dão retorno.

Nas redes sociais é possível transformar clientes em “mídia”, em canais de comunicação. Por exemplo, quando você posta algo na sua página no Facebook, e essa postagem é curtida e/ou compartilhada pelos seus clientes.

Você está usando esse cliente como canal de comunicação, pois ele está mostrando a sua postagem para todos os amigos dele, dessa forma sua empresa acaba trazendo novos clientes sem ter que investir em compra de mídia (sem ter que pagar ao Google, ao Facebook, ao BuscaPé e etc). Outra diminuição de custos, que as redes sociais podem proporcionar, é na hora de divulgar uma campanha ou promoção.

Por exemplo, digamos que você tem uma loja virtual que venda Lingerie, e você cria o “Dia “D” do Espartilho” onde todos os espartilhos estarão com um preço promocional. Tendo as redes sociais, suas mídias próprias, você pode divulgar essa campanha sem ter que necessariamente pagar um anúncio.
Antigamente você teria que pagar um banner em um site, ou comprar espaço em um blog ou pagar qualquer outro tipo de mídia, mas hoje não. Divulgando em suas redes sociais, você já está garantindo que um mínimo de pessoas que estão dentro do público-alvo da sua empresa fique sabendo da sua promoção.

Além de que, as redes sociais te proporcionam a criação de uma audiência mais qualificada, pois quem te segue, curte seus posts e responde nos comentários são pessoas que pretendem manter contato com sua empresa. Aproveite isso e crie relacionamentos duradouros!

Relacionamento com clientes 

Entender os seus clientes é fundamental para qualquer empresa que queira progredir. Saber quais são suas necessidades, desejos e anseios são triviais para o aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Talvez um dos principais segredos para um negócio crescer cada vez mais é entender os seus clientes e ouvir feedback constantemente. Aprender a satisfazê-los.

Outro ponto positivo em se relacionar, e consequentemente, em aprender mais sobre eles, é se tornar uma referência para esses clientes e conquistar a fidelidade deles. Torná-los verdadeiros fãs.

Afinal, com o tempo você irá perceber que as redes sociais serão um ponto de contato muito importante para sua empresa, tanto para críticas, quanto para elogios. E não se esqueça de que nessas redes, tudo pode tomar uma proporção muito maior do que você pensa, então cuidado com as respostas.

Fonte: blog.wedologos.com.br