O mundo está se voltando rapidamente com as realidades virtual e aumentada.

Lembra-se da histeria em torno de Pokémon Go há alguns anos atrás?

Pessoas de todas as idades entravam em carros e batiam umas nas outras na rua enquanto mergulhavam nessa nova e excitante realidade. O jogo pode ser como as massas interpretam e entendem as realidades aumentadas e virtuais (AR e VR), mas também há uma tremenda oportunidade para as marcas usarem essas tecnologias para melhorarem a experiência do cliente.

A IKEA experimenta a tecnologia de jogos VR desde 2016. Quando a conhecida marca de móveis anunciou o Virtual Reality Kitchen, o IKEA VR Experience, um aplicativo de compras projetado para permitir que os clientes experimentem diferentes soluções da IKEA antes de comprá-las, foi um tremendo auê. Os usuários podem experimentar a aparência de uma cozinha personalizada, por exemplo, com apenas um clique, movendo-se facilmente pelo espaço enquanto testam diferentes soluções de acabamento ou gabinete.

Mais recentemente, a Nickelodeon entrou nos cenários VR e AR adicionando um modo AR ao seu aplicativo móvel e lançando o SlimeZone, “sua primeira experiência social multiplayer de VR”. O canal infantil espera que essas novas adições de alta tecnologia “mantenham as crianças a bordo em face de distrações em outros lugares ”.

Em 2019, é provável que mais marcas tomem medidas ousadas como essas para revisitar o VR e o AR de maneira a agregar valor às experiências do consumidor.

2. A voz está se tornando a ferramenta definitiva de marketing de busca.

A ComScore estima que, até 2020, metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz – uma previsão que está fazendo com que os profissionais de marketing da marca persigam e tomem conhecimento. Espera-se que a tecnologia de reconhecimento de voz cresça cada vez mais e melhor, e os consumidores estão recebendo a conveniência da busca inteligente por voz de braços abertos.

Para ficar na frente dessa tendência, pense nas diferenças entre a pesquisa por texto e por voz. Mais especificamente, considere o que seus clientes podem falar, em vez de digitar ao fazer uma consulta. Também faz sentido começar a escrever em um tom mais conversacional para desenvolver um conteúdo que se alinhe melhor com a pesquisa por voz. Por fim, se você ainda não fez isso, otimize seu site para dispositivos móveis, para ontem.

Por enquanto, a maioria do uso da pesquisa por voz é baseada na utilidade – as pessoas usam mais quando estão com as mãos cheias ou quando estão dirigindo. Mas, à medida que as taxas de precisão aumentam ao longo do próximo ano, e os consumidores se acostumam a ter suas necessidades atendidas, espere ver as marcas competindo em outra plataforma, pois elas lutam para entender como encontrá-las em buscas por voz.

3. As soluções da AI estão em toda parte – de pequenas empresas a grandes empresas.

Se 2018 for o ano em que as marcas começaram a experimentar aplicações de inteligência artificial (AI) e aprendizado de máquina (ML), 2019 será o ano em que acertarem. Do chatbots à automação de processos robóticos, o valor da eficiência aprimorada, aumento da produtividade e maior satisfação do cliente está se tornando claro.

Em 2019, as tecnologias com tecnologia AI levarão o marketing centrado no cliente a um novo nível. Grandes diferenciais, esperam uma melhor análise de tendências, melhor perfil de clientes e estratégias de personalização ainda mais sofisticadas.

Os profissionais de marketing devem analisar como usar a AI como forma de entender o conteúdo que um consumidor potencial está consumindo, seja conteúdo gerado por marketing, suporte ou documentos técnicos ou gerado pelo usuário, o que permitirá uma experiência mais personalizada e alta satisfação do cliente.

À medida que você começa a investigar os dados coletados e armazenados, a implantação de aplicativos inteligentes baseados em AI ajudará você a alcançar públicos-alvo específicos com precisão, aumentando a eficiência e abrindo caminho para experiências extraordinárias dos clientes.

O fluxo de trabalho digital também se tornará mais fácil, já que as soluções com tecnologia AI de fácil implantação são disponibilizadas para mais empresas que buscam maximizar a tecnologia. Por exemplo, as agências de mídia podem otimizar campanhas de publicidade pagas para seus clientes usando algoritmos inteligentes para analisar o desempenho de campanhas em movimento.

Com testes A / B automatizados e algoritmos que se atualizam em tempo real, melhorias necessárias podem ser feitas dinamicamente para aumentar o ROI de marketing. No nível corporativo, as empresas de software – como serviço – fornecem soluções de automação e fluxo de trabalho orientadas por inteligência artificial que melhoram drasticamente as operações digitais em serviços de saúde, bancos, seguros e muito mais.

 

Fonte: pt.semrush.com