O que é identidade visual

A identidade visual, é um conjunto de elementos gráficos e visuais que tem a responsabilidade de mostrar quem é a empresa, seus valores e como se dar seu posicionamento. Dessa forma, sua marca se torna reconhecida nos principais momentos de compra e nas tomadas de decisões.

A identidade da sua marca, vai muito além do que um cartão de visitas. Para chamar atenção dos seus possíveis clientes, é necessário que sua identidade visual tenha sua personalidade desenvolvida. Desse modo, sua marca ganhará destaque no mercado e com isso, mais consumidores passarão a conhecer sua marca.

Conheça alguns dos elementos que fazem parte de uma identidade visual:

  • Logotipo;
  • Cores;
  • Fonte e tipografia;
  • Fotografia;
  • Ilustração;
  • Ícones.

Para que serve a identidade visual

É através da identidade visual que as marcas mostram seus valores, ou seja, indo além do que um logotipo. Ela representa uma estratégia de marketing para promover sua marca.

Conheça algumas das aplicações:

  • Cartões de visitas;
  • Materiais impressos (flyers, folders, folhetos etc.);
  • Embalagem de produtos;
  • Site e redes sociais.

Para que ela seja bem trabalhada, é necessário realizar duas pesquisas:

Interna: Para que você tenha conhecimento dos valores e objetivos da marca;

Externa: Com a finalidade de entender seu público e o mercado concorrente.

Por que ela é importante

Um dos fatores para uma marca se forte e reconhecível, é ter uma identidade visual eficaz que transmita a mensagem que a empresa está passando aos seus clientes.

Conheça algumas marcas que investem na sua identidade visual:

  • Coca-Cola;
  • Nike;
  • Havaianas;
  • Americanas;
  • Google;
  • Samsung.

Segmentos diferentes do seu certo? Você pode até não está em um mercado grande como essas marcas. Porém, são diversos os benefícios que empresas que possuem uma identidade visual desenvolvem.

Confira a seguir alguns dos benefícios:

  • Você diferencia seu negócio da concorrência;
  • Você se posiciona de forma correta;
  • Sua marca passa a ser reconhecida;
  • Você passa credibilidade e autoridade;
  • Você comunica uma mensagem geral.

Por que preciso de um profissional para a identidade visual

Existem casos de empresas que por conta dos custos, optaram por criar sozinhas suas identidades visuais ou contrataram pessoas que não são especializadas nessa área de criação, e devido a isso não alcançaram os resultados que esperavam. A forma de evitar esse tipo de problema, é contratando um profissional ou uma empresa com experiência. Portanto, a identidade visual, não é algo que você deve fazer sozinho. O correto é contratar um profissional ou uma empresa de marketing especializada.

Dessa forma, a identidade visual se mostra importante para qualquer estratégia de marketing. E para que ela seja bem trabalhada, é necessário realizar uma boa pesquisa interna para que você tenha conhecimento dos seus valores e objetivos da marca e uma externa com a finalidade de entender seu público e o mercado concorrente. Aconselhamos que preste bastante atenção para que sua marca passe a mensagem de forma correta.

Fonte: www.sebrae.com.br