A página de um produto no site da companhia é uma vitrine importante para chamar a atenção do consumidor. Independentemente da forma como o visitante chegou ao local, diretamente, tráfego de referência, redes sociais ou busca orgânica, a primeira impressão é muito importante para aumentar as chances de geração de lead ou a venda.
Algumas recomendações são importantes para que o usuário tenha uma melhor experiência. Fora a optimização da página, como velocidade de carregamento e código, alguns elementos visíveis ao consumidor são importantes. Veja abaixo:
1. Diferentes formatos de mídia:
As atuais ferramentas da internet permitem uma exposição muito maior de um produto. O vendedor pode descrevê-lo por texto, exibir por imagem e vídeo, discutir em podcast por áudio, entre outros. Dessa forma, um site sempre deve tentar oferecer o máximo possível de formas de visualização. Por exemplo, nesta página de óculos de segurança, você pode conferir mais de um formato sendo utilizado. Isso é fundamental para que o consumidor possa avaliar o produto por prismas diferentes. Aumentando sua confiança, ele se sentirá mais à vontade para entrar em contato com a fornecedora.
2. Botões de redes sociais:
Atualmente, não é nenhuma novidade que as redes sociais são cada vez mais importantes. Dessa forma, é muito recomendável que a página tenha botões de Facebook, Google+, entre outras. Além disso, o criador de conteúdo pode tentar estimular o compartilhamento de alguma forma, criando uma divulgação gratuita para aquele material.
3. Formulário de conversão:
Também é muito indicado que a empresa disponibilize um formulário de conversão na página de cada produto. Isso facilita o caminho do consumidor para que ele se cadastre rapidamente, dispensando a ida para outras páginas. Neste formulário, o desenvolvedor pode solicitar nome, telefone e/ou e-mail, assunto da mensagem, descrição da demanda, etc.
4. Lista de produtos semelhantes:
Expor produtos semelhantes ou ainda combinações entre o que está sendo visto e outros parecidos são mais uma forma de agregar valor à página e aumentar a chance de conversão de vendas. Dessa forma, é importante entender o comportamento daquele consumidor para poder oferecer algo que realmente consiga suprir suas necessidades.
Por Thiago Castriotto, graduado em Jornalismo e pós-graduado em Marketing Digital. Analista de SEO e e-commerce no Grupo RPF, englobando as empresas 3R Plásticos e Angare. Criador do blog Olhar Geek.