Tudo sobre a carreira na área de Marketing

Decidir qual profissão escolher não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, vamos explicar tudo sobre o campo profissional do Marketing!

carreira de Marketing é uma das que mais passou por mudanças nos últimos anos, vivenciando transformações tanto na formação do profissional da área como nas ferramentas que são utilizadas para exercer o papel de profissional de Marketing.

Antigamente, o foco era pensar em como vender o produto ou marca representada e escolher entre uma gama menor de opções de canais de comunicação com o potencial cliente. Isso tornava o planejamento menos complexo e simples.

Atualmente, o profissional de Marketing muitas vezes precisa pensar em como adaptar a comunicação que irá fazer com o seu cliente para os mais variados canais, em formatos diferentes, para momentos diferentes. Além disso, a preocupação deixou ser apenas vender o produto, mas criar um relacionamento com o cliente e engajá-lo com a marca.

Para conseguir atender essa nova demanda do mercado, a formação do profissional para exercer a carreira dentro do Marketing precisa ser multidisciplinar e deve estar em constante atualização, porque se trata de um mercado extremamente dinâmico. Pode passar por gestão, planejamento, conhecimentos básicos de matemática e por aí vai.

Como bem disse o filósofo Heráclito de Éfeso, “a única constante é a mudança”, e essa afirmação faz todo sentido nessa área.

O que é Marketing?

De acordo com Philip Kotler, uma das grandes referências da área, o “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial do lucro.

De forma resumida e clara, a função principal do Marketing é entregar valor para o cliente e para o consumidor final. E isso é feito por meio de uma série de estratégias que irão destacar as vantagens de determinado produto ou marca e despertar o interesse para que o público-final tenha vontade de consumi-los.

4 P’s do Marketing

Um dos conceitos essenciais que todo profissional da área vai aprender durante a sua formação e usará na carreira é conhecido como 4 P’s do Marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.

  • Preço: valor a ser cobrado por um determinado produto.
  • Praça: local em que o produto será comercializado.
  • Produto: características do produto ou serviço ofertado ao mercado.
  • Promoção: como o produto ou serviço será promovido no mercado, para despertar a atenção do público.

Marketing Digital e Inbound Marketing

O Marketing tradicional, aquele com o qual nos acostumamos até o início dos anos 2000, não é mais a única forma de promover marcas e produtos. Muita coisa mudou depois que a internet ganhou cada vez mais espaço no dia a dia dos consumidores.

O novo profissional da área precisa entender de Marketing Digital e Inbound Marketing para conseguir atender novas demandas do mercado e chegar ao seu público-alvo do jeito certo. Para isso, será necessário conhecer todas as ferramentas disponíveis para mandar bem no novo Marketing.

Marketing Digital: são estratégias de Marketing utilizadas no meio digital, com o objetivo de atrair a atenção de clientes que estão no ambiente da internet. Para isso, são usadas ferramentas como as redes sociais. textos otimizados para SEO, e-mail marketing, anúncios online, entre outros.

Inbound Marketing: uma nova forma de se comunicar com o consumidor de marcas e produtos. Ao invés do tradicional Outbound Marketing, que é menos personalizado e mais direto, o Inbound Marketing cria um relacionamento com o cliente antes de ofertar um produto. Isso é feito no meio digital, seguindo a jornada do cliente de acordo com as suas interações.

Formação na área de Marketing

O profissional da área de Marketing consegue ganhar mais espaço se conseguir se comunicar de forma clara e souber expressar bem suas ideias e pontos de vista. A formação desse profissional pode ser feita cursando o Bacharelado ou Tecnólogo na área, com focos um pouco diferentes.

  • Tecnólogo de Marketing: com duração de dois anos, tem a grade curricular parecida com a do bacharelado, mas é mais focada em temas específicos e tem uma abordagem mais prática.
  • Bacharelado em Marketing: com duração de quatro anos, tem o início focado na parte mais comportamental. Também abrange administração, legislação e também algumas ações práticas.

O que se espera do profissional de Marketing?

Para desenvolver uma vida longa e próspera dentro da área de Marketing, o profissional deve estar sempre atualizado sobre as novidades que aparecem nesse mercado em constante transformação. Para isso, é essencial participar de eventos da área, realizar cursos, acompanhar sites e blogs especializados.

A carreira de um bom profissional de Marketing não está concluída assim que ele termina a graduação. É um processo contínuo, que depende de dedicação e disciplina. É possível ser um profissional da área com menos horas de estudo, mas os resultados também podem não ser os mais esperados.

Mudanças constantes

A área de Marketing é muito dinâmica e precisa de profissionais dinâmicos, que estejam prontos para mudanças e não tenham uma postura passiva. Se destaca nesse meio quem acompanha as tendências e está por dentro das inovações constantes que acontecem.

Esse repertório é importante para poder ter recursos criativos na hora de pensar em campanhas ou em como melhorar os resultados dentro da empresa. Além disso, networking também é essencial para se manter por dentro das novidades do mercado e, por que não, de novas oportunidades na área.

O dia a dia do profissional de Marketing

O profissional de Marketing costuma ter um dia bastante movimentado, muito focado em planejamento, execução e análise dos resultados. É preciso estar pronto para atuar em diversas frentes e entender que a rotina será corrida e dinâmica, com inúmeras tarefas ao longo do dia.

A área de Marketing costuma receber demanda dos mais variados setores dentro da empresa, por isso, é essencial desenvolver um ótimo relacionamento com os companheiros de trabalho, para que eles estejam disponíveis para atender suas demandas e também trabalhem em conjunto quando solicitarem algo.

Esse relacionamento é tão essencial para o sucesso na carreira profissional, que existe até a expressão Marketing Pessoal, criada para indicar uma pessoa que cuida bem de sua imagem e consegue destacar suas principais qualidades para todos com quem entra em contato, se tornando referência em sua área.

A importância do planejamento

Além disso, é preciso muito planejamento e foco para entender o que priorizar durante a rotina e atentar as datas especiais para o tipo de negócio em que você atua para poder realizar ações segmentadas para essas datas.

O faturamento da empresa está diretamente ligado às ações de Marketing e tudo que o departamento faz, tanto para aumentar o conhecimento da marca quando a divulgação de seus produtos de forma que atraia a atenção dos consumidores.

Diferentes áreas do Marketing

Por ser um mercado bastante dinâmico, o Marketing é formado de várias frentes diferentes, para atender diversos tipos de público e demanda. Com as mudanças ocorridas nos últimos anos, o leque de opções está cada vez mais completo.

Confira algumas das principais áreas do Marketing e entenda cada uma delas:

    • Marketing Digital: toda estratégia de comunicação voltada para chegar até o público utilizando os meios digitais, já que o mercado de serviços online cresce de forma acelerada. Com cada vez mais espaço nos dias atuais, essa é uma área em constante crescimento e que muda de forma bastante dinâmica.
    • Marketing Viral: com o advento das novas tecnologias, novas formas de fazer Marketing surgiram. O viral é uma delas, bastante popular nos dias atuais. A estratégia é pensado para a utilização das redes sociais e formas de criar ações que se espalhem de forma orgânica.
    • Endomarketing: tipo de Marketing mais voltada para a área interna da empresa e todas as necessidades de seu público específico. O principal objetivo é traçar estratégias para que os funcionários trabalhem engajados e de forma dedicada.
    • Marketing Direto: focado em pesquisas e estudo, esse tipo de Marketing é bastante popular no mercado. Pesquisas de mercado, análise do perfil de clientes atuais e também potenciais e formas de aumentar os lucros são elementos que norteiam as ações nessa área.
    • Marketing Indireto: pensando em fazer uma associação discreta entre marca e produto, é feito de forma sútil em produções culturais, programas de TV e outros meios em que a inserção possa ser feita de forma secundária.
    • Marketing de Fidelização: o objetivo principal desse tipo de Marketing é garantir que o cliente se torne fiel à marca ou ao produto e siga utilizando cada vez mais os serviços oferecidos. Para isso, vantagens são oferecidas em troca dessa fidelização.

Pesquise sobre a área antes de escolher

Se você leu esse post, é sinal de que está pesquisando para saber qual área escolher. Essa é uma decisão muito acertada e que pode facilitar muito a sua caminhada profissional. Essa é uma escolha muito importante, que deve ser feita a partir de informações concretas.

 

Fonte: marketingdeconteudo.com