Saiba o que é Growth Hacking e como ele pode acelerar o crescimento da sua empresa

Fazer mais com menos. Isso parece bom para você?

Growth Hacking é uma nova forma de pensar. Ele usa novas técnicas para promover sua marca num mundo conectado e acelerado. O Growth Hacking é relativamente novo por aqui, mas já é muito visado fora do país. Ele é aplicado por grandes startups do Vale do Silício, o famoso pólo tecnológico nos Estados Unidos, referência mundial em informação e inovação.

Acho que o mais interessante dessa prática é a necessidade de pensar em novas maneiras para aproveitar os dados e comportamento de seu usuário para melhorar e crescer sua base de clientes,e tudo isso com baixo custo!

O termo surgiu em 2010 com Sean Ellis, um empreendedor incrível que ajudou diversas startups a alcançarem crescimento recorde. Depois de certo tempo ele virou o cara que todos do Vale do Silício iam para buscar ajuda com crescimento de usuários. O grande problema é que depois da criação e implantação da estratégia, era muito difícil de encontrar um substituto à altura do desafio. A maioria tinha certa experiência ou diploma em marketing, mas a questão é que as técnicas e o pensamento utilizado por um Growth Hacker são um pouco diferentes do marketing tradicional. O foco é como crescer sua empresa rapidamente usando as diversas técnicas disponíveis.

Um Growth Hacker busca compreender como o consumidor se comporta online e usa esse conhecimento, juntamente com novas ideias e técnicas para divulgar e impulsionar a venda e conhecimento de seu produto, ou seja: Crescimento!

O Growth Hacker geralmente usa técnicas simples como SEO (otimizar o site da sua empresa para as ferramentas de busca), site analytics, marketing de conteúdo, testes A/B, e-mails criativos e direcionados.

Conheça o seu público

A compreensão de quem é seu cliente, como ele interage através do digital e fica consciente sobre o seu negócio são os principais atributos necessários. Você está visualizando levar seus produtos ao mercado de uma forma barata, eficaz e única.

Por exemplo para lançar o produto Dropbox, os fundadores criam um vídeo de demonstração para explicar como usar o serviço. Mas ao invés de contratar uma empresa de alta produção, a Dropbox filmou o próprio vídeo e sabia onde postá-lo (ou seja, onde o seu público potencial estaria) e publicou no Digg, Slashdot e Reddit.

Seja viral

Growth Hacking é lançar o seu produto da forma mais barata possível, única e diferenciada de seus concorrentes. Para isso, se espalhar de forma viral é um componente central e você estará retransmitindo seus usuários para ajudar a espalharem a palavra.

Todo mundo quer lançar o próximo anúncio viral para divulgar o seu produto ou serviço, mas você está tornando o seu produto / serviço mais fácil para ser espalhado. O mais importante é: vale a pena falar sobre ele?

A Dropbox construiu um dos programas de referência mais eficazes e virais do mundo das startups: eles ofereceram espaço em disco para todos os usuários que convidassem amigos para o Dropbox e se inscrevessem.

Ao introduzir esta oferta, o número de novos usuários aumentou em 60%, com mais de 2,8 milhões de convites diretos por mês.

Retenção e otimização

No marketing tradicional, o profissional de marketing traz clientes potenciais.

No mundo do growth hack marketing é responsabilidade da área de marketing reter, compreender e interagir com seus potenciais clientes e converter esse cliente através do uso da análise de dados.

Ao invés de gastar mais e mais dinheiro em geração de leads externos, o foco é a otimização interna de onde você pode aumentar a sua conversão de venda.

O que eu preciso para aplicar o Growth Hacking na minha empresa?

  • Objetivos claros e que sejam alcançáveis com os recursos disponíveis.
  • Dados analíticos para acompanhar as metas de crescimento.
  • Focar no que está dando certo e deixar de lado o que deu errado
  • Executar o plano (com todas as hipóteses e recursos disponíveis, mesmo que sejam poucos)
  • Experimentos (tentativa e erro, teste A/B)
  • Faça tudo de novo através de novos experimentos ou melhorias no produto/serviço

 

Agora que você já sabe o que é Growth Hacking, que tal começar usa-lo a seu favor?

 

Por Vinicius Cunha Alves, fundador do Show It Up, uma rede social colaborativa onde as pessoas podem denunciar problemas e compartilhar melhorias nas cidades. Também é fundador da Migre Seu Negócio, uma plataforma de criação de sites com foco nas micro e pequenas empresas, profissionais autônomos e prestadores de serviço.

Foto: Divulgação.